Câmara concede Prêmio Mulheres Empreendedoras 2023

por João Cândido Martins de Oliveira Santos | Revisão: Ricardo Marques — publicado 14/04/2023 16h36, última modificação 14/04/2023 16h36
Honraria é destinada a mulheres de destaque em atividades de voluntariado e empreendedorismo à frente de empresas, cooperativas e associações em Curitiba.
Câmara concede Prêmio Mulheres Empreendedoras 2023

O Prêmio Mulheres Empreendedoras foi concedido pela Câmara de Curitiba para 13 homenageadas. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na noite dessa quinta-feira (13), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma sessão solene para a entrega do Prêmio Mulheres Empreendedoras de 2023. A sessão foi presidida pelo vereador Tito Zeglin (PDT), primeiro-vice-presidente da Casa.

Saudação
A saudação oficial foi proferida pelo vereador Jornalista Márcio Barros (PSD). De acordo com ele, o objetivo da solenidade é celebrar mulheres que têm sido líderes visionárias e inovadoras em suas áreas de atuação. “Mulheres que transformaram suas paixões em ideias de negócios, contribuindo para o crescimento econômico de Curitiba e inspirando outras mulheres”, disse o parlamentar. Para Barros, trata-se de uma justa homenagem às mulheres que têm superado desafios e feito a diferença em suas comunidades. “Mulheres que mostram resiliência, habilidade de gestão e um espírito empreendedor inigualável”, ressaltou. 

Para o vereador, é sempre necessário destacar a importância da equidade de gênero no empreendedorismo. “Devemos promover o ambiente inclusivo em que as mulheres tenham acesso igualitário e oportunidades de negócio, para que elas sejam valorizadas por suas contribuições e possam desenvolver todo o seu potencial empreendedor. Vocês [mulheres] são fontes de inspiração para todos nós”, finalizou. 

Agradecimento
Tania Mara Becker disse se sentir honrada por representar as mulheres homenageadas. “Mas não só as mulheres que estão aqui e, sim, todas as mulheres que lutam pela conquista de seus espaços, sendo elas empreendedoras ou não”, disse ela. Para Tnia Mara, o desafio das mulheres é longo e árduo. “Antes de sermos empresárias, somos mães, esposas, filhas, irmãs. Não perdemos nossa essência: ainda gostamos de receber flores e que abram a porta do carro para nós”, disse a homenageada. “Lugar de mulher não é na cozinha. Lugar de mulher é onde ela quiser”, concluiu. 

>> As homenageadas foram:

Alvarina Ferreira das Neves, indicada por Zezinho Sabará (União). Em 2002, quando veio para Curitiba, passou a vender salgados de porta em porta. Com o crescimento do negócio, em 2004, abriu uma empresa familiar que chegou a contar com 25 colaboradores. Durante a pandemia, paralisou temporariamente as atividades, mas não desistiu e reativou sua empresa, com ótimas perspectivas de crescimento.  

Ana Cristina Querino, indicada pela deputada estadual e ex-vereadora Flavia Francischini (União). A homenageada sempre mostrou aptidão para trabalhar com tudo que se relaciona com a cozinha e, no ano passado, resolveu dedicar-se aos doces, unindo o prazer de fazer o que gosta com o trabalho. Conta com uma carteira de mais de mil clientes cadastrados. 

Carolina Lara da Rocha, indicada por Mauro Bobato (Pode). Graduada em turismo, trabalhou na área por alguns anos, até que montou, em sociedade com sua amiga Ana Claudia, a Sense Store, loja de roupas femininas. 

Cintia Nara de Souza, indicada por Serginho do Posto (União). Iniciou no ramo ótico, há cerca de 20 anos, numa pequena sala alugada. Com determinação e perseverança, construiu sua loja sozinha, tendo em vista que não tinha condições financeiras de arcar com as custas da construção. Hoje, a ótica Cajuru emprega diversas pessoas e é uma referência na região. 

Elaine Guarezi Vitoreti, indicada pelo vereador Jornalista Márcio Barros (PSD). Inspirada pelo trabalho voluntário que realizava, não teve medo de se arriscar e trabalhar de forma autônoma, criando a estampa CWB. Iniciou o trabalho de costura e estamparia em casa e, em 4 anos, abriu sua loja em um imóvel próprio. Seu negócio beneficia mais de dez prestadores de serviços e suas famílias. 

Elisa Gabrielli de Almeida, indicada por Tico Kuzma (PSD). A homenageada é proprietária da marca Empodere Estética Avançada, com unidades nos bairros Mercês e Jardim das Américas. Mesmo com as dificuldades da pandemia, conseguiu abrir duas clínicas. Ela diz que não trabalha apenas para melhorar a beleza. 

Janayna de Lima Balardini Maske, indicada pela vereadora Sargento Tânia Guerreiro (União). Médica veterinária com diversos cursos de especialização, atua junto a comunidades carentes em Curitiba, em apoio à saúde animal. É mantenedora de muitos desses projetos e promove eventos em sua área de atuação, muitas vezes utilizando recursos próprios. 

Maria Teresa Caron, representada por Tatiany Liberato de Palma, indicada pelo vereador Herivelto Oliveira (Cidadania). Entusiasta por investimentos de impacto e mais de 1 ano de experiência em produtos de crédito imobiliário, é vice-presidente da Unidade Home Business da Creditas, foi CEO e cofundadora da plataforma digital focada no crédito imobiliário e já atuou como diretora da Barigui Hipotecária. 

Odenilda Ferreira Neves, indicada pelo vereador Osias Moraes (Republicanos). Costureira autônoma desde os 14 anos. Colabora na profissionalização de jovens mulheres. Resiliente, se formou em administração, o  que a ajudou a expandir seu negócio. Fundou a empresa Meninos da Rua, beneficiando a comunidade local por meio do aprendizado. 

Simone Leczko de Azevedo, indicada pelo vereador Marcos Vieira (PDT). Sua família é pioneira no ramo da panificação no Sítio Cercado. A padaria A Primorosa foi inaugurada em junho de 1989, tendo como diferencial o fato de que todos os produtos de panificação e de confeitaria são de fabricação própria. Com um quadro de 45 colaboradores, mantém constante programa de aperfeiçoamento. 

Siuviana Antozs, indicada pelo vereador João da 5 Irmãos (União). Descendente de poloneses que fundaram os bairros Abranches e Barreirinha, aos 12 anos começou a trabalhar com a mãe na estofaria da família. Hoje possui uma grande loja de vestuário, com uma equipe de vendedores que sustentam suas famílias com o trabalho em seu comércio. 

Sueli Alcântara Kurpiel, indicada pelo vereador Mauro Ignácio (União), representado pelo vereador Rodrigo Reis (União). Graduada em administração de empresas e pós-graduada em gestão imobiliária, atua como corretora de imóveis há 17 anos, sendo proprietária da loja Apolar, em Santa felicidade. É presidente da Associação da Indústria e do Comércio de Santa Felicidade. 

Tania Mara Becker, indicada pelo vereador Tito Zeglin (PDT). Internacionalista e pós-graduada em gestão comercial e coach de vendas é CEO da Tbecker, corretora de planos de saúde e seguros. Conquistou credibilidade e respeito por propor soluções completas às necessidades dos clientes. Recebeu diversos prêmios em reconhecimento às suas atividades profissionais e ao desempenho de suas empresas. 

Elisangela Magalhães, indicada por Nori Seto (PP). Elisangela começou a trabalhar muito jovem na Depil House. Quando a empresa iniciou o projeto de franquias, tornou-se uma das primeiras franqueadas. Apaixonada pelo segmento de beleza, participou da formação técnica de cerca de mil profissionais e atua na gestão de salão de beleza há 30 anos.

>> Confira, no Flickr da Câmara de Curitiba, o álbum de fotos da sessão solene:

13/04/2023 - Sessão Solene - Prêmio Mulheres Empreendedoras 2023