Câmara debate plano de carreira da Guarda Municipal

por Fernanda Foggiato | Revisão: Brunno Abati* — publicado 20/05/2023 15h45, última modificação 22/05/2023 08h14
Audiência pública será nesta segunda-feira (22), a partir das 14h30, com transmissão ao vivo.
Câmara debate plano de carreira da Guarda Municipal

Vereadores de Curitiba devem ouvir guardas municipais e Consegs. O Executivo também foi convidado. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realiza uma audiência pública para discutir a revisão do plano de carreiras da Guarda Municipal. Com transmissão ao vivo pelos canais do Legislativo, a atividade será na próxima segunda-feira (22), às 14h30 (421.00003.2023).

O colegiado da CMC deve ouvir a presidente do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba (Sigmuc), Rejane Soldani, e presidentes de conselhos comunitários de segurança (Consegs) da capital. Do Executivo, foram convidados os secretários municipais da Defesa Social e Trânsito, coronel Péricles de Matos; do Governo Municipal, Luiz Fernando de Souza Jamur; e da Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre de Oliveira. 

A realização da audiência pública foi acatada em abril, após pedido de representantes dos Consegs à Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Curitiba. Não existe, até o momento, um projeto específico para revisar o plano de carreira da Guarda Municipal. Os vereadores receberam, em novembro de 2022, apenas uma proposta referente a carreiras do funcionalismo.

Criticada pela categoria, a iniciativa substitui o crescimento horizontal pela “progressão de desempenho” e o avanço vertical pela “progressão por qualificação”, por exemplo (005.00192.2022). A mensagem avançou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas o colegiado de Economia, Finanças e Fiscalização pediu que o Executivo esclareça melhor o impacto orçamentário. As carreiras dos servidores municipais estão congeladas desde 2017 e a última prorrogação da medida, aprovada no fim do ano passado, expira em junho.

As audiências públicas têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.\\\\\\\\\\\\


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba