Câmara de Curitiba terá encontro para debater integração metropolitana

por Marcio Silva | Revisão: Ricardo Marques — publicado 21/07/2025 17h55, última modificação 21/07/2025 18h02
Inscrições gratuitas estão abertas para o Diálogos Metropolitanos, que será realizado em 21 de agosto.
Câmara de Curitiba terá encontro para debater integração metropolitana

A atividade é realizada em parceria com a Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba e com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). (Arte: CMC)

Como as 29 cidades que integram a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) podem intensificar a integração de seus planejamentos urbanos e aprimorar os diversos serviços de atendimento à população? O questionamento é especialmente relevante em áreas como mobilidade, uso do solo, meio ambiente, habitação e desenvolvimento econômico e social.

Em busca de respostas e avanços nessas áreas, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realiza, no próximo dia 21 de agosto, o Diálogos Metropolitanos – Fortalecendo o planejamento integrado na Região Metropolitana de Curitiba. A iniciativa, aberta ao público em geral, prevê a realização de painéis e oficinas com especialistas. A programação completa e as inscrições, que são gratuitas, estão disponíveis na página oficial da CMC. A atividade é realizada em parceria com a Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba e com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

O Diálogos Metropolitanos ocorre em um momento decisivo para o futuro das cidades da RMC, considerando dois processos em andamento: a revisão do Plano Diretor da capital e a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PDUI-RM). O encontro reunirá dois eventos simultâneos: o 1º Fórum de Planejamento e Desenvolvimento Metropolitano e o 2º Encontro dos Parlamentos da Região Metropolitana de Curitiba.

Entre os objetivos das atividades estão: o fortalecimento da atuação técnica e política de gestores públicos e parlamentares nos processos de planejamento urbano; a construção de uma agenda comum entre Legislativo e Executivo voltada ao planejamento urbano integrado; e a ampliação do diálogo com entidades representativas, universidades e a sociedade como um todo.

Confira a programação do Diálogos Metropolitanos

O credenciamento será iniciado às 8h. A mesa de abertura está prevista para as 9h, com a participação de diversas autoridades. Na sequência, ainda pela manhã, o evento terá dois painéis, com os seguintes temas:

Painel 1: Plano Diretor e PDUI da RMC

  • O Paraná prospera, com Guto Silva, secretário de Estado das Cidades; 
  • Plano Diretor como instrumento de transformação urbana, com Ana Zornig Jayme, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba;
  • PDUI da RMC: diretrizes, fases e possibilidades de integração com o Plano Diretor, com Raul Gradowski, da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná. 
  • A mediação será de Noélia de Moraes Aguirre Carnasciali, arquiteta e urbanista do IPPUC e doutora em Gestão Urbana pela PUC-PR.


Painel 2: Planejamento urbano e integração regional e Governança urbana e metropolitana

  • Planejamento urbano e integração regional: perspectivas para a metrópole de Curitiba, com Luiz Fernando de Souza Jamur, secretário de Obras Públicas de Curitiba;
  • Governança urbana e metropolitana: articulação entre municípios e entre os poderes, com Marcel Santana, coordenador-geral de Fortalecimento das Capacidades Governativas do Ministério das Cidades
  • A mediação será de Thiago Bonagura, secretário municipal de Desenvolvimento Metropolitano de Curitiba.


No período da tarde, serão realizadas três oficinas temáticas:

  • Participação Popular na Construção das Cidades – A experiência do Fala Curitiba, com Beatriz Batistella Nadas, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba;
  • Como a inteligência tem sido considerada em cidades de diferentes portes?, com a pesquisadora Iara Schiavi, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana e do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-PR;
  • Por que planejar dentro da ideia de Região Metropolitana?, com Simone Aparecida Polli, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, e Débora Reis, pesquisadora da UTFPR e gestora da Escola do Legislativo da Câmara de Curitiba.


Serviço do evento:

O quê? Diálogos Metropolitanos – Fortalecendo o planejamento integrado na Região Metropolitana de Curitiba
Quando? 21/08/2025, das 9h às 17h30
Onde? Na Câmara de Curitiba e no auditório Regina Casillo
Como faço para me inscrever? Na página do evento.