Câmara de Curitiba recebe a 90ª unidade do programa Jardins de Mel

por Marcio Silva | Revisão: Ricardo Marques — publicado 04/10/2023 15h55, última modificação 05/10/2023 15h57
Colmeias de abelhas nativas e sem ferrão vão ajudar a polinizar o centro da cidade no raio de um quilômetro.
Câmara de Curitiba recebe a 90ª unidade do programa Jardins de Mel

Abelhas das espécies Jataí, Mandaçaia e Mirim vão morar ao lado da Câmara de Curitiba. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta terça-feira (3), Dia Nacional das Abelhas, a cidade de Curitiba ganhou sua unidade de número 90 do projeto Jardins de Mel, que tem por objetivo a divulgação das abelhas nativas sem ferrão, responsáveis pela polinização de cerca de 90% das plantas brasileiras. E o local escolhido para celebrar a data foi o jardim do Palácio Rio Branco, prédio do final do século XIX e sede da Câmara Municipal de Vereadores, que agora é morada de três colmeias de abelhas das espécies Jataí, Mandaçaia e Mirim.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Fachinello (Pode), destacou que o ponto escolhido para o novo Jardim de Mel é propício, por ser um local de interesse histórico, no centro da cidade, que recebe muitas pessoas, principalmente estudantes que visitam a sede do Poder Legislativo. “Queremos apresentar este programa para todas essas pessoas, para que elas entendam, gostem das abelhas e saibam o quão importantes elas [abelhas] são, desde a polinização, até o crescimento de uma árvore e o meio ambiente como um todo”.

Para frisar o aspecto educativo do projeto, a inauguração do local teve a participação de um grupo de 25 alunos da Escola Municipal Caramuru, no âmbito do programa Linhas do Conhecimento. Além de aprender mais sobre as abelhas, os curitibinhas degustaram vários tipos de mel e alimentos produzidos com insumos da Fazenda Urbana, na Unidade Móvel de Segurança Alimentar. Também houve uma visita guiada às instalações da CMC.

Participaram do evento os vereadores Tico Kuzma (PSD), líder do governo na Casa; Amália Tortato (Novo); Bruno Pessuti (Pode); Mauro Bobato (Pode); Osias Moraes (Republicanos); e Maria Leticia (PV).

Marcelo Fachinello lembrou que a instalação das colmeias também marcou a comemoração do 6º aniversário do projeto, criado em 2017, e parabenizou a gestão Rafael Greca e as diversas secretarias envolvidas. O vereador disse que três servidores da Casa, carinhosamente apelidados de “abelhudos”, foram capacitados para fazer o manejo das abelhas, que precisam de cuidados especiais nos períodos mais frios.

“Neste momento em que temos presenciado tantos desastres ambientais, é importante lembrar que muitos deles poderiam ser evitados, desde que houvesse maior cuidado com o meio ambiente”, lembrou o presidente da CMC.

Parceria com o Poder Legislativo

Responsável pela pasta de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), o secretário Luis Gusi agradeceu a parceria com o Poder Legislativo e destacou que a Câmara abrigar um Jardim de Mel reforça o compromisso de Curitiba, e dos vereadores e vereadoras, em ser uma cidade que se preocupa com a proteção ambiental, a alimentação saudável e o consumo sustentável.

"Esse cuidado [com as abelhas] representa um grande aprendizado, que vem dos nossos ancestrais, e Curitiba resgata essa sabedoria e a coloca em espaços públicos, estimulando as pessoas a adotarem essa prática em suas casas. Essas abelhas não só polinizam, mas também fornecem subprodutos como mel, própolis e pólen, que têm benefícios para a saúde, gastronomia e a sustentabilidade."

Gusi reforçou que o Jardins de Mel é uma ação articulada entres as secretarias de Meio Ambiente, de Segurança Alimentar e de Educação e que esse trabalho conjunto alcança as crianças, que são multiplicadoras de conhecimento e “grandes formadoras de opinião, pois levam esses valores para suas famílias”.

Abelhas vão polinizar num raio de um quilômetro

A importância do cuidado com as abelhas foi salientada pelo diretor de Estratégias Alimentares da SMSAN, Felipe Thiago de Jesus. “Elas estão aqui há milhões de anos e são responsáveis pela coevolução entre fauna e flora. Poucas pessoas sabem que as abelhas com ferrão foram introduzidas no Brasil, modificadas geneticamente, e as nossas verdadeiras abelhas ficaram por muito tempo esquecidas”, ensinou.

“Já dizia Albert Einstein que, sem as abelhas, o ser humano não aguentaria viver mais de 4 anos, pois, sem elas, não há polinização; sem polinização não há frutos; sem frutos não há sementes; sem sementes não há árvores, ou seja, não há vida. [As abelhas que vão morar aqui] vão ajudar a polinizar num raio de um quilômetro, o que vai aumentar a qualidade dos frutos e atrair mais pássaros aqui para a Praça Eufrásio Correia, e também vão produzir o mel”.

Caixas para as abelhas são protótipos do Fab Lab

De acordo com informações da Prefeitura de Curitiba, o Jardim de Mel da Câmara de Curitiba conta com três caixas de abelhas nativas sem ferrão feitas em colaboração com o Fab Lab do Cajuru, primeiro Fab Lab público da cidade. O novo modelo ainda é um protótipo, em estudos para implantação em novos locais. Produzida em compensado naval, a caixa utiliza tecnologia de ponta, unindo inovação e sustentabilidade.

Também participaram da inauguração o chefe de gabinete da Presidência, Ricardo dos Reis Pereira; as diretoras Ana Claudia Melo dos Santos, de Administração e Finanças, e Adriana da Luz Pereira, de Patrimônio e Serviços; a servidora Ana Lídia Both, que foi capacitada para o manejo das abelhas; e Hamilton Júnior, presidente da Associação dos Servidores da CMC.

Da equipe da Prefeitura de Curitiba, os administradores regionais Rafaela Lupion (Matriz), Narciso Doro (Cajuru), e Raphael Keiji (CIC); o gerente do Fab Lab Cajuru, Cleverson Fuzeti; e o superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional, Edson Rivelino Pereira. Acompanharam os alunos da EM Caramuru Pedro Andrade, chefe de núcleo da Educação - regional Matriz, e as professoras Ana Paula Morva, Josiane Bassetti e Cibelle Wille.

>>> Clique na imagem para ver mais fotos do evento no Flickr da CMC
03/10/2023 - CMC inaugura seu Jardim de Mel