Apoio a gestantes com insuficiência Istmocervical inspira data em Curitiba
Dia municipal pretende estimular reflexões sobre a Insufiência Istmocervical durante a gravidez. (Foto: Levy Ferreira/SMCS)
A vereadora Laís Leão (PDT) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para a criação do dia anual de conscientização sobre a Insuficiência Istmocervical (IIC). A iniciativa prevê que todo dia 20 de setembro a capital paranaense deverá promover um debate público para a visibilidade sobre a situação das mulheres grávidas que acabam tendo abortos tardios ou partos prematuros (005.00574.2025).
“A insuficiência Istmocervical é uma condição caracterizada pela incapacidade do colo uterino em manter-se fechado durante a gestação, levando à dilatação precoce e, frequentemente, ao parto prematuro extremo ou à morte fetal”, explicou Laís Leão. A vereadora defende que o projeto é importante porque dados da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba mostram o registro de 12 óbitos perinatais relacionados à IIC na rede pública de saúde.
De acordo com o projeto, para que haja a conscientização sobre a IIC, o Dia Municipal pretende estimular a reflexão, o acolhimento, a difusão de informações sobre a Istmocervical e as suas consequências para a saúde reprodutiva de mulheres. Também fica prevista a incentivação de ações preventivas voltadas à prevenção da perda gestacional para contribuir no fortalecimento da rede de apoio às mães e familiares que vivenciam o luto gestacional.
Relato de mãe curitibana mobiliza criação de projeto
“Este projeto foi inspirado no relato de uma mãe curitibana que, após perder sua filha Bárbara ainda no útero, em 2023, iniciou uma mobilização por políticas públicas que possam evitar que outras mulheres passem pela mesma dor. Após estudar sobre a IIC, essa mãe descobriu que há formas simples, acessíveis e indolores de identificar precocemente essa condição, como o exame da vela de Hegar, mas que esses métodos são pouco divulgados e, frequentemente, só disponibilizados pelo SUS após múltiplas perdas gestacionais”, disse Laís Leão.
Segundo a vereadora, a escolha da data do dia 20 de setembro é uma homenagem simbólica à memória de crianças como Bárbara Mattos. “Mais do que propor uma data no calendário, a presente iniciativa busca dar visibilidade a um luto pouco compreendido e frequentemente silenciado: o da mãe que perde seu bebê ainda no ventre”, complementou Laís Leão.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba
