Câmara de Curitiba oferece informações em tempo real

por Assessoria Comunicação publicado 02/08/2006 19h30, última modificação 10/06/2021 15h11
As informações sobre as atividades parlamentares e legislativas da Câmara Municipal de Curitiba são emitidas em tempo real. A utilização da informática como arma de democracia e transparência tem sido a tônica da gestão do presidente João Cláudio Derosso (PSDB), que deu início às sessões plenárias do segundo semestre, na tarde desta terça-feira (1º), com a presença do prefeito Beto Richa (PSDB).
O noticiário e o material fotográfico da Casa também estão disponibilizados pela internet, o que possibilita grande aproveitamento pelos meios de comunicação. “Isto é muito importante porque permite ao eleitor o acompanhamento de todas as atividades legislativas, de modo imparcial, apartidário e politicamente correto”, enfatiza o presidente Derosso.
No relatório que o segundo secretário da Mesa, Stephanes Júnior (PMDB), apresentou na reabertura dos trabalhos constam os 962.448 acessos ao site da Câmara, nos últimos seis meses, “o que comprova o interesse da coletividade pelo nosso trabalho de representação parlamentar”, reconhece Derosso, satisfeito, também, com as transmissões feitas pela TV on line, desde de março deste ano.
Durante o primeiro semestre, a Câmara de Curitiba teve protocolados 8.690 requerimentos, sendo 82 pedidos de informação a todos os órgãos da administração municipal. Foram apresentados 608 projetos de lei, 52 mensagens do prefeito e houve 9 vetos. Deste material, 212 foram transformadas em leis municipais, um trabalho que tomou parte de 44 sessões ordinárias e 4 extraordinárias, além de 64 reuniões de Comissões Permanentes e 12 Especiais.
A Câmara também registrou a realização de 43 solenidades, entre essas, seis seminários e cinco palestras, além de reuniões do Conselho Municipal de Cultura, Conselho Tutelar e da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas. Foram realizadas audiências públicas para cumprimento das leis de Responsabilidade Fiscal e Diretrizes Orçamentárias e prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde.
Mensagens
Agora, no reinício dos trabalhos da Casa de Leis, deverão ser apreciadas as mensagens do Programa Municipal de Parcerias Público Privadas e a proposta de modificação da Lei do Transporte Coletivo.
Das oito comissões permanentes, as de Legislação e Justiça, e Saúde e Bem Estar já iniciaram suas reuniões para não acumular projetos na pauta. A de Legislação e Justiça, presidida pelo vereador Celso Torquato (PSDB), é a que tem maior número de trabalho, por analisar a legalidade e constitucionalidade de cada proposta, depois do parecer do Departamento Jurídico.