Câmara de Curitiba concede Prêmio Cultura e Divulgação 2023

por João Cândido Martins — publicado 24/03/2023 16h20, última modificação 10/04/2023 16h22
Foram 18 homenageados nas mais diversas áreas das artes, da cultura e da comunicação.
Câmara de Curitiba concede Prêmio Cultura e Divulgação 2023

Cobertura fotográfica da entrega do Prêmio Cultura e Divulgação está disponível no Flickr da CMC. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quinta-feira (23), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu a entrega do Prêmio Cultura e Divulgação 2023, honraria que prestigia os artistas e profissionais da cultura que se destacaram no ano anterior. A sessão solene foi presidida pelo vereador Marcelo Fachinello (PSC), presidente da CMC, e compuseram a mesa as deputadas federal Carol Dartora (PT) e estadual Flavia Francischini (União), e os vereadores Osias Moraes (Republicanos), Tito Zeglin (PDT) e Mauro Ignácio (União).

Na cerimônia, também participaram os vereadores Jornalista Márcio Barros (PSD), Nori Seto (PP), Zezinho Sabará (União), Serginho do Posto (União), Professora Josete (PT), Marcos Vieira (PDT), Dalton Borba (PDT), Mauro Bobato (Pode), Oscalino do Povo (PP), Sidnei Toaldo (Patriota), Herivelto Oliveira (Cidadania), Ezequias Barros (PMB) e Leonidas Dias (Solidariedade).

Saudação oficial
O vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) iniciou sua saudação destacando a oportunidade de reconhecer e celebrar aqueles e aquelas que trabalham para promover a cultura e a arte, bem como aqueles que se esforçam para divulgar Curitiba e as suas riquezas para o mundo. “Vocês são guardiões da nossa identidade e catalisadores da nossa criatividade, responsáveis pela preservação da história e, ao mesmo tempo, por abrir novos caminhos para o futuro”, disse o vereador.

Barros comentou que houve um aumento do número de turistas que visitam anualmente Curitiba. “São muitos, vindos da região metropolitana, do interior, de outros estados e também de outros países, atraídos pelos mais diversos eventos e também pelos pontos turísticos que são muitos. Nesse sentido, torna-se necessário homenagear aqueles que tornam essa cidade mais vibrante, aqueles que fazem de suas atividades culturais o testemunho vivo de um compromisso. E que todos vocês inspirem outros a fazer o mesmo”, concluiu.

Agradecimento
Eduardo de Oliveira Filho, representante do Coral Negro, proferiu o discurso de agradecimento em nome de todos os homenageados. “Trata-se de uma grande responsabilidade falar em nome de tantos. Músicos, cantores, bailarinos, produtores, pintores, profissionais paranaenses, curitibanos ou não, amantes da arte e da cultura do nosso país, estamos felizes pelo reconhecimento dessa Casa de Leis”, disse. Para ele, “esse é um daqueles reconhecimentos que transformam vidas e eternizam momentos de forma mágica”.

“Somos muitos e divulgamos a cultura, somos negros, brancos, japoneses, alemães, indígenas e poloneses, muitos em diversos gêneros, adultos e crianças, todos no sentido de realçar a cultura, que nos dá alento e proteção. Que a nossa arte, que a nossa representação seja sempre em favor da cultura da paz, do amor e da solidariedade e contra todos os racismos, intolerâncias e violências”, desejou o músico.

Premiados
Ana Catarina Lugarini, homenageada pelo vereador Sidnei Toaldo (Patriota). Cineasta, trabalhou no desenvolvimento dos longa-metragens “Torniquete” e “O Espelho da Noite”, além de trabalhar em várias produções, como por exemplo, “Deserto Particular” de Aly Muritiba, escolhido como representante brasileiro do Oscar 2022.

Anderson Antonio Rutes, homenageado pelo vereador Tico Kuzma (PSD). Preside o Centro de Tradições Gaúchas 20 de Setembro, estando em seu segundo mandato. Como presidente, trabalhou pelo desenvolvimento cultural e artístico por meio da música e da dança.

Deagostine Murilo Pereira, de nome artístico Seth Dazrua, homenageado por Osias Moraes (Republicanos). Artista plástico autodidata, grafiteiro e tatuador. Participou de diversas exposições entre 2011 e 2012 e atuou como educador de projetos sociais e venceu uma de categoria de destaque do Prêmio Paraná Hip Hop.

Hélcio Domingo Dentro, homenageado pelo vereador Zezinho Sabará (União). Ator, produtor, atua na área de literatura, formação de agentes de leitura. Já trabalhou como contador de história, formador e realizador do teatro de bonecos. Em sua formação artística, participou de dezenas de projetos.

Grupo Fé e Tradição, indicado pelo vereador Mauro Ignácio (União). Surgiu em 2011, quando foi realizada a primeira Missa Sertaneja na Paróquia Santa Margarida em Santa Felicidade. Ao todo, já foram realizadas mais de 65 Missas Sertanejas em Curitiba e Região Metropolitana, além de uma apresentação em Aparecida do Norte.

Jetan Carlos Queirós, indicado pelo vereador Ezequias Barros (PMB). Mágico profissional há 17 anos, com espetáculos realizados em anfiteatros em clubes. Membro ativo da associação dos mágicos do Paraná, usa sua arte como ferramenta de evangelismo.

João Egashira, homenageado pelo vereador Serginho do Posto (União). Trabalha com pesquisa e performance em música brasileira, tendo participado de diversos projetos. Dirige a Orquestra a Base de Corda de Curitiba desde o ano de 2001. O grupo já se apresentou com nomes como Paulinho da Viola, Dominguinhos, Renato Teixeira, Zeca Baleiro, Lenine, Paulinho Moska, Mônica Salmaso Renato Borgheti, entre outros.

Jonathan Moraes, homenageado por Marcos Vieira (PDT). Cantor e compositor, produtor musical e músico da TV Evangelizar, trabalha com figuras de projeção na cena católica como o padre Reginaldo Manzotti, entre outros.

Juliano Ferreira, homenageado pelo vereador Mauro Bobato. (Pode) Comunicador da 98 FM. Trabalha no Grupo Paranaense de Comunicação há mais de dez anos e hoje está à frente do programa Happy Hour 98.

Lucas Kellers Rocha Manoel, homenageado pelo vereador Jornalista Márcio Barros (PSD). O homenageado é jornalista, apresentador da Rede Massa de Televisão, onde começou atuando pelo Jornal da Manhã, vindo a ser posteriormente o âncora do Tribuna da Massa.

Maurício Nassar, homenageado pelo vereador Dalton Borba (PDT). Músico, produtor cultural, integrante fundador da banda Djambi (baterista). Grupo pioneiro do reggae em Curitiba, que teve projeção nacional nos anos 90/2000 com o hit A Barca.

Naila Longas Garcia, homenageada pela ex-vereadora Flavia Francischini (União). Graduada em administração de empresas, sócia fundadora da empresa Disk Ingressos.

Rosalina Cândido Carvalho, escritora e poeta, por proposição de Oscalino do Povo (PP).

Ryukyu Koku Matsuri Daiko, grupo criado para a divulgação da cultura da província de Okinawa no Japão, por indicação de Nori Seto (PP).

Ulisses Galetto de Moraes, indicado por Professora Josete (PT), músico, produtor, compositor, arranjador e designer de som para cinema e televisão, integrante do grupo Fato.

Wanderley Macedo, compositor, produtor musical, escritor e diretor da Rádio Líder FM, indicado por Noemia Rocha (MDB).

Wisla, Grupo Folclórico Polonês do Paraná, por proposição de Tito Zeglin (PDT). O grupo, representado por representando por Rafaela Luisa Guimarães Gorski, tem 60 anos de experiência, conta com 200 integrantes e oferece um curso de polonês gratuito.

Greyson Marcel Assunção, indicado pelo vereador Leonidas Dias (Solidariedade). Jornalista, presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado do Paraná.