Câmara de Curitiba aprova e Dia do Influenciador Digital será em 17 de maio

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 31/05/2022 15h55, última modificação 31/05/2022 16h41
Projeto de lei do vereador Alexandre Leprevost foi aprovado em 1º turno.
Câmara de Curitiba aprova e Dia do Influenciador Digital será em 17 de maio

O Dia Municipal do Influenciador Digital é uma proposta do vereador Alexandre Leprevost. (Foto: Rodrigo Fonseca/.CMC)

Na mesma data em que é comemorado o Dia da Internet e o Dia Mundial das Telecomunicações, 17 de maio, a capital do Paraná celebrará o Dia Municipal do Influenciador Digital. O projeto de lei instituindo a celebração foi aprovado, nesta terça-feira (31), pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC), com 26 votos favoráveis. O autor da proposta, Alexandre Leprevost (Solidariedade), destacou a importância da função para o marketing de influência, a ponto do Ministério do Trabalho reconhecer a atividade como profissão e a incluir na Classificação Brasileira de Ocupações (005.00017.2022).

“Quem nunca foi a um restaurante por ter ouvido de amigos que era um lugar bom, que tinha bom atendimento? Isso é marketing de influência.  Nós não podemos negar o quanto a internet mudou a nossa rotina e agora todos nós seguimos influenciadores digitais, ou por gostarmos do conteúdo, ou porque nos identificamos com o perfil desses profissionais, e eles fazem de maneira moderna esse marketing de influência”, justificou Leprevost, que citou em plenário um levantamento mostrando que [da internet brasileira] pelo menos 100 influenciadores digitais residem em Curitiba.

Leprevost argumentou que, com a pandemia, os influenciadores digitais se tornaram ainda mais importantes para os negócios e empresas, convertendo-se “no canal de relacionamento das marcas com os seus consumidores” e que “40% dos consumidores têm como principal impulsionador [das suas compras] o influenciador digital”. “A intenção de instituir o Dia do Influenciador Digital é incentivar mais esses profissionais, para que sigam divulgando informações relevantes para a sociedade”, defendeu o vereador.

Em plenário, Ezequias Barros (PMB) apoiou a proposta e contou sobre seu relacionamento com os influenciadores Guilherme Batista e Letícia Tavares, “que fazem uma grande diferença”. Serginho do Posto (União) elogiou a conquista do registro profissional junto ao Ministério do Trabalho, lembrando as dificuldades vividas pelos podólogos até obterem esse registro. “É fundamental para existir perante a Previdência e ter os encargos recolhidos”, comentou o vereador.

Utilidade pública
Na mesma sessão, com 29 votos favoráveis, foi aprovada em primeiro turno a declaração de utilidade pública ao Grupo Escoteiro Naipi e Tarobá (014.00042.2021). O pedido foi apresentado pelo vereador Professor Euler (MDB), que explicou os serviços sociais realizados pelos membros, que vivem na Comunidade São José, no bairro Lindoia. Entre as atividades, por exemplo, estão a limpeza da via Wenceslau Braz, o plantio de árvores na região e as ações voltadas a efemérides, como o Natal.