Câmara de Curitiba aprova cidadania honorária a Padre Clayton Munhoz

por Mariana Aquino*, especial para a CMC. | Revisão: Celso Kummer** — publicado 20/10/2025 17h50, última modificação 20/10/2025 17h59
Nascido no interior de São Paulo, Padre Clayton atua como agente social na promoção da inclusão das crianças e dos adolescentes na educação de Curitiba. Iniciativa foi de Lórens Nogueira.
Câmara de Curitiba aprova cidadania honorária a Padre Clayton Munhoz

Em plenário, Lórens Nogueira enaltece trajetória do Padre Clayton da Silva Munhoz. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta segunda-feira (20), durante a sessão plenária, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) votaram a favor da concessão do título de Cidadão Honorário ao Padre Clayton da Silva Munhoz (115.00013.2025). A iniciativa é do vereador Lórens Nogueira (PP). Com 27 votos a favor, o título, que reconhece os trabalhos de pessoas que não nasceram em Curitiba, foi aprovado em primeiro turno e retorna ao plenário, amanhã (21), para segunda votação

“O trabalho do Padre Clayton Munhoz tem sido marcado por um olhar sensível à diversidade, à dignidade humana e à evangelização criativa. Ele utiliza os meios digitais como ferramenta para alcançar milhares de pessoas, tendo um impacto espiritual e social na vida delas. Isso reflete não apenas a sua capacidade de liderança, mas a sua escuta, acolhimento e vínculos reais com a população local”, discursou Lórens Nogueira. 

Em discursos a favor da entrega da honraria, os vereadores Marcos Vieira (PDT) e Rafaela Lupion (PSD) afirmaram que o Padre Clayton é um exemplo do verdadeiro evangelho pregado pela fé cristã. Durante o encerramento da votação, Lórens enalteceu a história de vida do Padre Clayton. Todos os discursos podem ser conferidos na transmissão ao vivo pelo YouTube do Legislativo.

Paulista e evangelizador, Padre Clayton atua na defesa da educação

Conforme a justificativa do projeto do Decreto Legislativo, a trajetória do Padre Clayton da Silva Munhoz é destacada pela dedicação à evangelização, à promoção humana e à inclusão social. Nascido em 1984, em Andradina (SP), o sacerdote iniciou ainda na infância, em Castilho, suas primeiras experiências de vida comunitária e de fé.

Padre Clayton desenvolveu diversas iniciativas voltadas à educação. Sua atuação na área educacional também se destaca pelo trabalho como professor de Filosofia e Religião, com foco na formação de jovens em Quatro Barras e em diferentes países da América Latina. Em Curitiba, liderou mobilizações de grande alcance, como o Dia Nacional da Juventude, que reuniu mais de oito mil participantes nas edições de 2023 e 2024, com previsão de alcançar 12 mil jovens em 2025.

Reconhecido por sua presença pastoral e social junto às periferias, comunidades de fé e espaços de diálogo e escuta, Padre Clayton foi agraciado com o Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos (Decreto Legislativo 19/2024) e com o Prêmio Papa João Paulo II (Decreto Legislativo 02/2025). Para Lórens Nogueira, essa trajetória justificava a entrega do título de Cidadão Honorário ao Padre. 


*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr. 

**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques