Câmara debate comunicação pública com alunos da UP
Recepcionados na sessão plenária, estudantes de Jornalismo da UP seguiram para bate-papo na Diretoria de Comunicação Social. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Na manhã desta quarta-feira (17), cerca de 50 alunos do 2º período do curso de Jornalismo da Universidade Positivo (UP) participaram de uma visita institucional à Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A atividade faz parte da disciplina “Jornalismo e Democracia”, ministrada pelo jornalista e professor Daniel Zanella.
Recepcionado pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, o grupo passou pelo Palácio Rio Branco, durante a sessão plenária. Em seguida, os estudantes seguiram para a Diretoria de Comunicação Social (DCS), onde conheceram a estrutura do órgão de divulgação institucional do Legislativo e participaram de um bate-papo sobre a comunicação pública.
Diretor de Comunicação Social, o jornalista Diogo Dreyer falou de sua trajetória profissional e explicou o papel da DCS. “Fazemos a comunicação institucional da Casa, ou seja, não atuamos como assessoria dos parlamentares”, afirmou.
Dreyer também destacou que o trabalho da Diretoria de Comunicação segue a instrução normativa 3/2022. Pautado pelo vínculo institucional, o documento estabelece os limites e diretrizes da cobertura jornalística dentro de todas as atividades da CMC. “Se a Casa não for brutalmente transparente, as pessoas vão cobrar”, ponderou.
Os alunos também ouviram a chefe da Divisão Multiplataforma da DCS, a jornalista Michelle Stival. Ela falou sobre a evolução da cobertura institucional desde que ingressou na Câmara de Curitiba, em 2009. “Na época, só tínhamos o site e estávamos avaliando o uso do Facebook”, relembrou. Stival ressaltou as diferentes plataformas usadas atualmente, como Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e X (antigo Twitter), com estratégias específicas para cada uma.
“Nosso carro-chefe é o Instagram”, afirmou a servidora do Legislativo Municipal, explicando que o foco é mostrar, de forma acessível e com uma linguagem clara, o que está sendo discutido na Casa. Sobre o YouTube, Stival destacou a possibilidade de ampliar o diálogo com a população, enquanto no TikTok, “a gente consegue brincar um pouco”. A jornalista também aconselhou os estudantes a investirem no desenvolvimento de suas habilidades e a “caprichem no currículo”.
O papel do jornalismo dentro da política
O bate-papo com os estudantes da UP também contou com a participação do jornalista e vereador Jasson Goulart (Republicanos) e da jornalista e assessora parlamentar Ana Krüger. Compartilhando um pouco de sua trajetória na comunicação, Jasson contou ter trabalhado na Câmara de Curitiba (CMC), de 1985 a 1991, e elogiou a evolução da comunicação institucional. "A comunicação da Câmara Municipal de Curitiba tem evoluído muito e tem sido um braço de apoio muito importante para a gente, hoje, como vereador."
Krüger, que atualmente integra a equipe da vereadora Laís Leão (PDT), destacou a importância da graduação como espaço para explorar temas, desenvolver repertório e descobrir habilidades. Segundo ela, "saber se comunicar bem é um desafio, e a leitura é essencial para construir repertórios, ampliar vocabulário e aprimorar a capacidade de se expressar. Quem sabe escrever e se comunicar, sai na frente".
Questionada pelo professor Daniel Zanella sobre o que um estudante precisa saber sobre política, Ana Krüger reforçou a importância de compreender o funcionamento dos poderes. “É essencial para a democracia que as pessoas compreendam o porquê das decisões políticas”, avaliou a jornalista.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba