Câmara concede cidadania ao jurista Clèmerson Clève

por Assessoria Comunicação publicado 01/07/2004 00h00, última modificação 30/04/2021 15h20

A Câmara Municipal de Curitiba concedeu, na noite desta quarta-feira (30), a cidadania curitibana ao jurista, procurador do Estado e catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional, Clèmerson Merlin Clève, nascido em Pitanga, interior do Estado.
O Palácio Rio Branco ficou lotado de autoridades que prestigiaram a cerimônia, conduzida pelo vereador José Aparecido Alves, o Jotapê, e acompanhada pelos vereadores Paulo Salamuni, ambos com atividades jurídicas. O exemplo de vida pública do jurista foi ressaltado pelo autor da homenagem, vereador Ney Leprevost, em emocionada saudação. O parlamentar reconheceu no perfil de Clèmerson Clève que seu “legado passará às gerações futuras como um grande e proveitoso exemplo a ser seguido”.
Jurista destacado
Clèmerson Clève é professor titular da UFPR e da Faculdade de Direito da Unibrasil (Faculdades do Brasil), da qual é um dos fundadores, além de membro da Comissão de Estudos Constitucionais da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná e do Conselho editorial da Editora Juruá e de diversas revistas jurídicas. Integra, ainda, os institutos dos Advogados do Estado e do Brasil e participa do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Direito Público.
Definido como um abnegado dos princípios democráticos, na Academia Brasileira de Direito Constitucional participa da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior, atuando, também, no Conselho de Catedráticos do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado.
Em 2002, recebeu o título de Cidadão Benemérito de Pitanga, sua cidade natal, pelo que representa para a comunidade paranaense, seu trabalho e sua dedicação, não apenas na militância jurídica, mas também como professor, autor de livros jurídicos, políticos e poéticos, orientador de bancas examinadoras e de comissões julgadoras em várias universidades.
Para Leprevost, a atuação de Clèmerson Merlin Clève é irretocável. "O título de Cidadão Honorário é a homenagem máxima que a Câmara presta aos que fazem jus. É uma honra poder entregar este título ao professor Clèmerson, que, em seu temperamento pacífico, não deixa de ser resoluto na virtude, ansioso pela justiça, ardoroso na piedade, moderado e honrado", conclui o vereador.