"Prevenir as drogas é combater a violência", diz vereador

por Assessoria Comunicação publicado 02/07/2004 00h00, última modificação 30/04/2021 15h33

O vereador Mario Celso Cunha destacou o trabalho que vem sendo feito em Curitiba de prevenção às drogas. Ele informou que mais de quatro mil e quatrocentos alunos de 36 escolas da rede de ensino municipal receberam o diploma de participação no Programa de Resistência às Drogas e à Volência (Proerd). "Essa parceria com o governo do Estado, envolvendo as secretarias de Justiça e Segurança Pública, mostra que, unidas, em parcerias inteligentes, as autoridades podem contribuir no combate à violência, que muias vezes começa justamente com o consumo de drogas", disse Mario Celso.
A solenidade de formatura do Proerd, realizada no pátio do Quartel da Polícia Militar e presidida pelo comandante geral, coronel David Antonio Pancotti, reuniu mais de 8 mil alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Curitiba, que cursam a 4ª série de ensino fundamental.
"Quanto mais cedo for feito o trabalho de prevenção melhor será o resultado", afirmou o secretário municipal da Defesa Social, Sanderson Diotalevi, que representou o prefeito de Curitiba na solenidade.
O Proerd, que é ministrado por policial militar fardado, está completando quatro anos no Paraná e já atendeu a 320 mil alunos em 164 municípios. O programa é composto de 17 lições aplicadas durante um semestre letivo, sendo incorporado a outras disciplinas.
As crianças aprendem a reforçar a auto-estima, a lidar com as tensões e principalmente a resistir às pressões daqueles que tentam difundir as drogas. A faixa etária escolhida é a de 9 a 12 anos, exatamente o período cientificamente comprovado em que as crianças podem experimentar drogas.
Mario Celso informou que o Proerd foi criado em Los Angeles, em 1983, e adotado em todos os 50 estados americanos e em outos 58 países. No Brasil, o programa chegou em 1992, sendo implantado no Paraná em 2000. É considerado o maior programa de prevenção primária no mundo, tendo dele já participado mais de 36 milhões de crianças nos cinco continentes.