Câmara comemora os 80 anos do Centro Feminino de Cultura

por Assessoria Comunicação publicado 13/12/2013 08h55, última modificação 21/09/2021 09h35
A Câmara de Curitiba promoveu, na noite desta quinta-feira (12), sessão solene em comemoração ao 80º aniversário do Centro Paranaense Feminino de Cultura. A homenagem, de iniciativa do vereador Paulo Rink (PPS), foi conduzida por Paulo Salamuni (PV), presidente da Casa, que destacou a importância da homenagem.

“Entre as principais atribuições do Legislativo Municipal, está a de reconhecer e celebrar instituições como o Centro Feminino, entidade que há 80 anos atua no sentido de preservar e estimular a cultura paranaense”, frisou.

A instituição nasceu como um núcleo de mulheres intelectuais que se dedicavam ao estudo e ao debate de poesia, música, idiomas e temas gerais, como a política, por exemplo. “Verdadeira ousadia, se considerarmos que a mentalidade vigente no início da década de 1930 no Brasil ainda não admitia às mulheres sequer o direito ao exercício do voto”, pontuou Rink.

“Hoje a importância do Centro Feminino é equiparável a de outras instituições surgidas também na primeira metade do século XX, como a Academia Paranaense de Letras. O Centro Feminino é um bem cultural do povo do Paraná e sua fundação, há oitenta anos, recebe hoje a justa celebração que a data inspira”, acrescentou Paulo Rink.

A presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura, Chloris Justen Casagrande, agradeceu a homenagem recebida e reafirmou o compromisso da instituição em  promover atividades em áreas diversas, com destaque para a cultura e o entretenimento.

“Essas sempre foram nossas prioridades, mas devemos lembrar que o Centro Feminino jamais se furtou à luta pela reversão do papel fragilizante ainda hoje imposto às mulheres. As conquistas do Centro resultaram de muita perseverança por parte de seus integrantes, e um exemplo disso é o teatro da instituição, equipado com 110 lugares”, declarou.

Homenageados

Foram homenageados Clarice Miranda, Liana Justus, Marcos Cordiolli, Suzana Villagra e Adélia Maria Woellner. Entre as instituições estão a Academia Feminina de Letras do Paraná, Clube Soroptimista Internacional Curitiba-Batel e Clube Soroptimista Internacional Curitiba Glória.

Foram também citados na homenagem Ana Cascardo, professora do Curso Canto Coral; Irma Alvarez, ex-professora de espanhol; Letícia Klos e Marcela Meirelles, gerentes da empresa Le Onze Treinamento e Capacitação; Lia Terezinha dos Santos, funcionária da empresa Tecnolimp, à disposição do Centro Feminino; Luciana Helena Bonancio, ex-professora do curso de inglês e Noeli Oliveira de Jesus da Cruz, funcionária responsável pelo patrimônio do Centro Feminino.

Compuseram a mesa os seguintes convidados e autoridades: desembargador Ruy Fernando de Oliveira, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Guilherme Luiz Gomes; Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC); Andrea Motta Paredes, presidente da União Brasileira de Trovadores – Seção Curitiba e vice-presidente da Academia Paranaense de Poesia e Neumar Carta Winter, vice-presidente do Centro Feminino de Letras do Paraná. Além deles, também estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Relações Institucionais, Secretaria Municipal de Defesa Social, Shopping Palladium, Associação Comercial do Paraná e Rotary Club de Curitiba.

A cerimônia também contou com a apresentação dos cantores Orly Bach e Gilberto Bachmann, acompanhados pela maestrina Doris Hedy Herdérico, ao teclado.