Câmara comemora 90 anos do Rotary no Paraná

por João Cândido Martins de Oliveira Santos | Revisão: Ricardo Marques — publicado 28/04/2023 14h40, última modificação 22/05/2023 16h47
O evento também marcou a celebração do Dia do Rotariano Paranaense e a concessão do título de Utilidade Pública ao Distrito 4730.
Câmara comemora 90 anos do Rotary no Paraná

Nesta quinta-feira, a Câmara Municipal de Curitiba comemorou a passagem dos 90 anos do Rotary Clube Paranaense. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta quinta-feira (27), a Câmara Municipal promoveu uma solenidade pública para exaltar os 90 anos de existência do Rotary Clube no Paraná e o Dia do Rotariano no Paraná, além de conceder o título de Utilidade Pública ao Distrito Rotariano 4730, que envolve Curitiba, Região Metropolitana, Litoral, Campos Gerais e sul do Paraná. A iniciativa do evento foi do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), que também presidiu a sessão. Além dele, compuseram a mesa: vereador Oscalino do Povo (PP), membro da Comissão de Saúde; Sandra Mara de Lara, presidente do Rotary Clube de Curitiba, e seu esposo Ery Conrad; Sérgio Luis Belotto, governador do Distrito 4730 e sua esposa Kawana Belotto; e Luis Paulo Gomes Mascarenhas, coordenador geral da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Paraná.

Para Márcio Barros, proponente da homenagem, “trata-se de uma noite especial daquelas que a gente vai contar para os filhos, para os netos e que vai ficar para a história da Câmara”. No entendimento do vereador, o Rotary foi uma parte fundamental da história de Curitiba. Teremos um voto de louvor pelo aniversário de 90 anos, a concessão de Utilidade Pública do Distrito 4730, e estamos celebrando o Dia do Rotariano Paranaense, data que integra o calendário de eventos oficiais do estado”, informou o parlamentar. Ele disse que quando se fala em Rotary, já é de conhecimento que se trata algo sério e que a associação vai trabalhar pela transformação social, valorizando o companheirismo a diversidade, a integridade, a liderança e os serviços humanitários.

“Conheci o Belotto quando ainda era jornalista e, mal sabia eu, que iria, na condição de vereador, propor a Utilidade Pública de um distrito rotariano, mesmo eu não sendo integrante da instituição. Mas eu comungo dos mesmos valores que a instituição”, afirmou Barros. Para o vereador, enfrentamos momentos críticos nas áreas de segurança, política e com meios de comunicação, mas ele vê luz no fim do túnel. “Vejo grandes possibilidades, vejo pessoas doando seus tempos, profissionais que querem empreender e transformar a sociedade, pessoas íntegras que discutem os problemas da sociedade. Sim, é possível a transformação social a cada dia”, defendeu Barros. Oscalino do Povo (PP) cumprimentou os rotarianos pela passagem da data e lembrou ter conhecidos e parentes que integram a instituição.

Um vídeo institucional esclareceu que The Rotary Foundation foi fundada em 1917 e já custeou 4 bilhões de dólares em programas assistenciais por todo planeta e que a contribuição do Rotary Curitiba se verifica em várias ações, como: na qualidade de vida para as crianças assistidas pela APAE; no ensino inclusivo com lousa digital para estudantes surdos-mudos; na acessibilidade com cadeiras de rodas anfíbias para pessoas com deficiência; no apoio para a educação e capacitação em primeiros socorros para escoteiros; nos aquisição de equipamentos para o Hospital Regional de Paranaguá; no apoio ao SAMU de Ponta Grossa, incluindo helicóptero para salvamento aéreo; no auxílio na diminuição de cirurgias de crânio em crianças, com doação de equipamento para o Hospital Pequeno Príncipe; na doação de equipamento oftalmológico para o Hospital de Clínicas da UFPR e de equipamentos para o Hospital Evangélico Mackenzie; no fomento ao banco de leite humano no Hospital do Trabalhador; no curso de capacitação em marcenaria para jovens; no investimento em eficiência energética e em preservação ambiental com a instalação de painéis solares na APAE, entre outras.

Agradecimentos
Sandra Mara, presidente do Rotary Curitiba declarou que a história do clube se mistura com a história de Curitiba. “O Rotary acompanhou o crescimento de uma cidade que passou de 140 mil habitantes, em 1933, para quase 2 milhões em 2023”, disse ela. Sandra Mara destacou as contribuições do Rotary, a partir dos seus 28 fundadores, entre eles Clotário Portugal, Agostinho Ermelino de Leão Júnior, Hermano Franco Machado, João Cândido Ferreira, Rivadávia de Macedo, Manoel Ribas e, posteriormente, Erasto Gaertner e David Carneiro.

“O Rotary foi pioneiro na sugestão de criação da Guarda Municipal e da Escola de Belas Artes, e teve forte participação política, com 6 membros desse clube ocupando o cargo de governador do estado, 3 prefeitos da capital, inúmeros secretários de estado, desembargadores, presidentes de tribunais, deputados federais e estaduais, membros da APL (Academia Paranaense de Letras), instituições representativas de classes e empresários de todas as áreas”, declarou. O objetivo do Rotary, segundo Sandra Mara, é melhorar as condições de vida das pessoas no mundo. “Para isso, nunca deixamos de nos adaptar e nos reinventar. Queremos evoluir tão rápido quanto nossos sonhos”, concluiu a presidente do Rotary Curitiba.

Sergio Belotto, governador do distrito 4730, que recebeu o título de Utilidade Pública municipal, declarou que se trata de um momento especial para o Rotary Curitiba. “O Rotary é formado por amizades. Conheci entre 2019 e 2020 o Márcio, nossa base é a amizade”, disse ele. Para Belotto, 2023 é um ano repleto de felicidade, amizade e esperança. “Por meio do Rotary, levamos esperança àqueles que a perderam e àqueles que nunca a tiveram. Somos uma instituição presente em mais de 200 países e presente no Brasil há 100 anos. O reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo”, concluiu.