Câmara estuda criação do Março Vermelho em Curitiba
Segundo Renan Ceschin, o câncer renal corresponde a cerca de 3% dos tumores malignos em adultos. (Foto: Arquivos/CMC)
Para prevenir e conscientizar a população sobre o câncer renal, o vereador Renan Ceschin (Pode) enviou à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto de lei que cria a campanha Março Vermelho no calendário da cidade. O objetivo é que as atividades de conscientização sejam realizadas anualmente, com foco na orientação da população sobre fatores de risco, diagnóstico precoce e formas de prevenção (005.00671.2025).
De acordo com o projeto de lei, campanhas educativas, palestras, seminários e outras atividades de saúde poderão ser promovidas pela Prefeitura de Curitiba em parceria com entidades da sociedade civil, unidades de ensino e hospitais. Também está prevista a possibilidade de iluminar monumentos e prédios públicos na cor da campanha Março Vermelho.
Na justificativa, Renan Ceschin destaca que o câncer renal corresponde a cerca de 3% dos tumores malignos em adultos e, muitas vezes, é diagnosticado tardiamente. “A falta de sintomas iniciais específicos faz com que muitos casos sejam descobertos em estágios avançados, reduzindo as chances de cura”, afirma o vereador na justificativa do projeto. A ideia é reduzir fatores de risco como hipertensão, obesidade e tabagismo.
O projeto de lei foi protocolado no dia 24 de setembro e já está tramitando nas comissões temáticas da Câmara de Curitiba. Se aprovado pelos parlamentares e sancionado pelo prefeito, o projeto entra em vigor no dia de sua publicação. Confira na imagem abaixo como é o trâmite de um projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr
Edição: José Lázaro Jr
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba
