Câmara adota medidas de prevenção contra a gripe A

por Assessoria Comunicação publicado 03/08/2009 14h35, última modificação 25/06/2021 07h14
Durante o mês de agosto, a Câmara Municipal de Curitiba reforçará as medidas para evitar a disseminação da gripe A (H1N1), alterando o horário de realização das sessões plenárias, do expediente interno e adiando eventos já agendados. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (03), em reunião dos vereadores com o setor de saúde da Casa. "A instituição deve colaborar com o combate à proliferação do novo vírus, evitando a formação de aglomerações e conscientizando os curitibanos, servidores e assessores parlamentares das medidas que devem ser tomadas para impedir o contágio", explica a médica Lílian Zimmermann de Quadros, chefe do setor de Medicina de Saúde Ocupacional da Câmara.
De comum acordo com as lideranças das bancadas e seguindo as recomendações do setor de saúde, o presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), informa que as sessões plenárias ocorrerão normalmente, mas em novo horário, para evitar que servidores e assessores parlamentares utilizem o transporte público nas horas de pico. A partir desta terça-feira (4) até o dia 30 de agosto, as sessões plenárias serão realizadas das 14h30 às 17h. Nestes dias, o expediente interno da instituição ficará restrito ao período da tarde. As atividades agendadas para o mês de agosto, como sessões solenes, seminários e audiências públicas, serão adiadas. Os eventos ocorrerão em novas datas, ainda a serem marcadas.
Os vereadores também receberam a recomendação de realizar os atendimentos nas comunidades em que trabalham, ao invés de receber pessoas no prédio da Câmara. O objetivo é conscientizar os munícipes que desejem apresentar reivindicações aos parlamentares de que é melhor para a sua saúde que não frequentem locais fechados, expondo-se desnecessariamente a situações de risco, assim optando pelo telefone ou email para marcar reuniões em sua própria região.
A equipe médica da Câmara continuará distribuindo materiais de higiene nos gabinetes e setores administrativos, como álcool em gel e máscaras, e instruindo os servidores e assessores das melhores práticas de saúde para evitar o contágio.
Participaram da reunião os vereadores integrantes da Mesa Executiva, João Cláudio Derosso, Zé Maria (PPS), Celso Torquato (PSDB), Sabino Picolo (DEM), Aladim Luciano (PV) e Pedro Paulo (PT), o líder do prefeito na Casa, Mario Celso Cunha (PSB), e demais líderes de bancadas da Câmara.