Câmara abre as portas a alunos do ensino médio

por Assessoria Comunicação publicado 25/03/2010 17h05, última modificação 29/06/2021 07h55
Grupo alunos do ensino médio do Colégio Estadual Rio Branco esteve na Câmara de Curitiba, nesta quinta-feira (25), para conhecer o funcionamento da Casa. A iniciativa do encontro é da vereadora Renata Bueno (PPS) e faz parte do projeto Cidadão do Futuro, que está na quinta edição. “A ideia é inserir crianças e adolescentes no universo político, explicando o funcionamento, funções e atribuições da Câmara”, argumenta a parlamentar, que entregou a cada estudante a cartilha com explicações sobre o Legislativo.
Renata Bueno contou aos alunos que 38 vereadores, sendo seis mulheres, formam a Câmara de Curitiba. Falou da composição da Mesa Executiva, o funcionamento das comissões e da elaboração e tramitação dos projetos de lei. Ela incentivou a participação dos jovens na política de forma mais ativa, destacando a importância do conhecimento dos deveres de cada representante público.
“O voto é direito e dever de todo o cidadão”, disse a advogada Ana Paula Barmann, ao proferir palestra onde destacou a importância da participação da sociedade na política e as funções dos vereadores. Ressaltou, ainda,  a necessidade de se observar o trabalho realizado pelos homens públicos e a obrigação dos cidadãos em cobrar a atuação dos políticos.” Disse que o vereador é o agente político e parlamentar da estrutura constitucional  mais próximo da comunidade, além de ter grande contato com os eleitores.
Sessão
Durante a visita, houve uma simulação de sessão plenária. Os alunos que ocuparam os lugares dos vereadores apresentaram e colocaram em discussão os problemas enfrentados na comunidade e na escola. As propostas foram entregues à vereadora, que deverá encaminhá-las à prefeitura. Entre as propostas apresentadas, há pedidos de implantação de novas linhas de ônibus, creches, ciclovias,  asfalto e iluminação, entre outros.