Câmara Aberta: como participar da visita guiada ao Palácio Rio Branco
Garanta sua participação e conheça os bastidores de um dos edifícios históricos mais importantes de Curitiba. (Foto: Kim Tolentino/CMC)
Com o objetivo de abrir as portas, os gabinetes e até mesmo a tribuna da instituição fora do expediente tradicional, a programação do Câmara Aberta, no próximo sábado (14), vai além da oferta de serviços de cidadania e democracia participativa. Entre outras ações culturais e educativas, o programa também dá a chance de a população participar de uma visita guiada e conhecer os bastidores do Palácio Rio Branco, prédio centenário que abriga as atividades da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).
👉 Inscreva-se agora para a visita gratuita ao Palácio Rio Branco!
A visitação será das 9h30 às 11h. As inscrições são gratuitas, mas devem ser feitas, antecipadamente, no portal da Câmara de Curitiba. O roteiro pela história e arquitetura do Palácio Rio Branco, além do entorno da instituição, será coordenado pela pesquisadora Clarissa Grassi, que desde 2011 já levou mais de 10 mil pessoas às visitas guiadas ao Cemitério Municipal de Curitiba.
Construído no fim do século 19 pelo engenheiro Ernesto Guaita, o Palácio Rio Branco já foi chamado de Palácio do Congresso e sediou o trabalho dos deputados estaduais. Em 1963, passou a abrigar a Câmara de Curitiba. O edifício foi tombado como patrimônio histórico do Paraná, em 1978.
- Veja também:
- Câmara convida população para sábado de atividades no Centro de Curitiba
- Inscrições para a Tribuna do Povo terminam no dia 10 de junho
- Confira a programação completa do Câmara Aberta
Durante o tour, Clarissa Grassi também revela histórias e personagens do entorno da CMC, região que já que foi o polo comercial e político da cidade. A própria pesquisadora costuma comparar a rua Barão do Rio Branco ao “antigo Centro Cívico de Curitiba”.
✅ Visita guiada ao Palácio Rio Branco
🗓️ Data: sábado, 14 de junho
⏰ Horário: das 9h30 às 11h
🎟️ Inscrição: gratuita e obrigatória — faça online no portal da CMC
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba