Câmara Aberta: inscreva-se para visita guiada ao Palácio Rio Branco

por Fernanda Foggiato | Revisão: Celso Kummer* — publicado 10/09/2025 17h15, última modificação 10/09/2025 17h21
Visita guiada com a pesquisadora Clarissa Grassi é neste sábado (13), às 9h; inscrição para atividade do Câmara Aberta é gratuita.
Câmara Aberta: inscreva-se para visita guiada ao Palácio Rio Branco

Pesquisadora Clarissa Grassi guiou tour pela memória do Legislativo na primeira edição do Câmara Aberta, em junho. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A segunda edição do evento Câmara Aberta, neste sábado (13), traz uma nova oportunidade para quem deseja conhecer as histórias do Palácio Rio Branco, prédio do fim do século 19 que é a sede do Poder Legislativo, e de seu entorno. Guiada pela pesquisadora Clarissa Grassi, a visita será das 9h às 11h. As inscrições estão abertas, no site da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), e a participação é gratuita. As vagas são limitadas.

👉 Inscreva-se aqui para a visita guiada!

A atividade começa no Palácio Rio Branco, onde os visitantes conhecem o plenário da Casa Legislativa e sentam nas bancadas dos vereadores. O público também visita um minimuseu montado nas galerias, onde móveis preservados pela CMC remontam um antigo gabinete parlamentar, e os bastidores do edifício histórico.

Construído no fim do século 19 pelo engenheiro Ernesto Guaita, o Palácio Rio Branco já foi chamado de Palácio do Congresso e sediou o trabalho dos deputados estaduais. Em 1963, passou a abrigar a Câmara de Curitiba. O edifício foi tombado como patrimônio histórico do Paraná, em 1978.

📅 Confira a programação completa do Câmara Aberta.

O tour segue pela praça Eufrásio Correia, região que Clarissa Grassi costuma comparar ao “antigo Centro Cívico” da cidade. “Também vamos conhecer a história da praça Eufrásio Correia, da Estação Ferroviária e da rua Barão do Rio Branco, que por muito tempo foram o coração de Curitiba”, conta ela. 

O roteiro histórico com Clarissa Grassi também marcou presença na primeira edição do Câmara Aberta, em junho passado, e em outros eventos institucionais. A pesquisadora já guiou mais de 10 mil pessoas a visitas temáticas ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, o mais antigo de Curitiba.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques