Associação HandRaiz será declarada de Utilidade Pública
Tico Kuzma (PSD) defendeu o projeto de lei, aprovado em 1º turno nesta terça (21). (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Emitida pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a Declaração de Utilidade Pública Municipal serve como um atestado de bons antecedentes das entidades sem fins lucrativos da cidade, facilitando a realização de convênios com o Poder Público. Nesta terça-feira (21), o plenário aprovou um projeto de lei que concede esse documento a mais uma instituição que contribui com o fortalecimento de ações sociais: a Associação HandRaiz de Handebol. A matéria foi aprovada em primeiro turno, com 20 votos favoráveis.
A proposta de lei foi defendida pelo autor, Tico Kuzma (PSD). Localizada no bairro Rebouças, a instituição foi fundada em 2024 com o objetivo de fortalecer a prática do esporte junto aos órgãos municipais e estaduais, e também atua na socialização de crianças, jovens e adultos por meio do handebol, ao mesmo tempo em que promove ações de voluntariado e assistência social (014.00038.2025).
O vereador explicou que a Associação HandRaiz promove a formação, o treinamento e a integração de atletas de diferentes faixas etárias. No âmbito do handebol adulto e master, por exemplo, são oferecidos treinos regulares, oficinas técnicas, além da promoção de campeonatos municipais, estaduais, nacionais e até internacionais. Já na iniciação esportiva, a HandRaiz oferece, no bairro Cajuru, uma escola gratuita de handebol para crianças e adolescentes de 8 a 13 anos.
Para Kuzma, as atividades promovidas pela entidade “são muito mais do que um treino”. Elas funcionam como “espaços de formação de valores, como disciplina, respeito, cooperação e trabalho em equipe e de incentivo a hábitos saudáveis desde a infância até os adultos”. “É o esporte cumprindo sua função social, educativa e transformadora”, completou o parlamentar. Além do aspecto técnico e competitivo, continuou ele, a HandRaiz se destaca em Curitiba por sua forte atuação comunitária e solidária.
A entidade promove campanhas de arrecadação de roupas, alimentos e materiais esportivos, além de ações especiais em datas comemorativas como Páscoa e Natal. “São exemplos concretos de que o esporte pode ser um poderoso instrumento de transformação social. [...] Hoje, a Associação HandRaiz atende diretamente cerca de 50 atletas adultos e masters, além de 30 crianças e adolescentes em atividades de iniciação esportiva. Esses números representam vidas impactadas positivamente, famílias envolvidas, amizades construídas e uma comunidade que cresce unida em torno do esporte”, finalizou o vereador.
A concessão do título é regulamentada pela lei complementar municipal 117/2020, que coloca como condições a prestação de serviços de interesse da população, a sede na cidade, a documentação em dia e a apresentação de relatório de atividades. A votação do projeto foi acompanhada por representantes da entidade: Guilherme Rasera, coordenador de eventos; Luís Franco, primeiro-secretário e diretor; e Alexandre Mendes, segundo-secretário.
Antes de seguir para sanção do prefeito Eduardo Pimentel e se tornar lei municipal, a Declaração de Utilidade Pública à Associação HandRaiz de Handebol passará por uma nova votação, nesta quarta-feira (22).

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba