Assassinato, doenças raras, vacinação e mais notas do dia 27 de fevereiro

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 27/02/2023 12h45, última modificação 27/02/2023 16h44
Requerimentos lidos no pequeno expediente, registros, visitas à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e outros conteúdos do plenário.
Assassinato, doenças raras, vacinação e mais notas do dia 27 de fevereiro

Notas da sessão plenária do dia 27 de fevereiro. (Arte: Arquivo/CMC)

Assassinato*
Jornalista Márcio Barros (PSD) utilizou a tribuna do plenário para lamentar um brutal assassinato, ocorrido em Belo Horizonte (MG), na noite do último sábado (25). Um homem de 40 anos morto a tiros por ser pai de uma criança com autismo” disse o parlamentar. O crime teria sido motivado por uma briga entre os envolvidos. O autor dos disparos se irritou, porque o filho da vítima estaria apertando a buzina do carro insistentemente. O parlamentar lembrou que protocolou na CMC uma proposta que tem como objetivo a conscientização contra atitudes de discriminação e de bullying contra pessoas com o TEA (205.00005.2023).

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Doenças raras*
“Fevereiro é o mês de conscientização pelo Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado em mais de 80 países”, lembrou o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), que exibiu um vídeo da presidente da Organização Brasileira de Apoio às Pessoas com Doenças Neuromusculares e Raras (Obadin), Patrícia Krebs Ferreira, chamando atenção da importância do poder público caminhar junto às organizações no tema de doenças raras. “A data foi criada em 2008 pela organização europeia de doenças raras para sensibilizar governadores, profissionais de saúde e população sobre a existência e os cuidados com essas doenças. O objetivo é levar conhecimento e buscar apoio aos pacientes, além do incentivo às pesquisas para melhorar o tratamento no Brasil e no mundo”, destacou Barros. O Dia Mundial das Doenças Raras é celebrado no 28 de fevereiro.

Vacinação*
Leonidas Dias (Solidariedade) elogiou, em plenário, o inicio da aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 em Curitiba. “A Secretaria de Saúde inicia hoje (27) a campanha de imunização com a nova vacina bivalente”, celebrou o parlamentar. Nessa primeira fase da campanha, as doses serão destinadas a grupos prioritários, que correspondem a pessoas com mais de 70 anos (acamados), a pessoas que vivem em instituições de longa permanência para idosos e à população indígena. “A capital recebeu 28 mil unidades. Que a imunização seja um sucesso! Seguimos incentivando a vacinação. Vacina sim, vacina já”, finalizou.

Terreno*
Informações sobre a área de indicação fiscal 270.500.01, localizada na rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 999, no bairro Mossunguê, é o que pede Tito Zeglin (PDT) à prefeitura. O vereador quer saber de quem é a propriedade da área onde, hoje, está localizado o Hipermercado Carrefour. Segundo reclamações, a área é de preservação permanente (APP) e vem sofrendo constantes invasões (062.00106.2023).

Calçadas*
Nori Seto (PP) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre a existência de projeto para a implantação de calçadas na Estrada da Mina do Ouro no bairro Santo Inácio (062.00107.2023).

Escola Municipal*
Marcelo Fachinello (PSC) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre os projetos para reforma e para melhoria da Escola Municipal Professora Lina Maria Martins Moreira, no bairro Campo Comprido (062.00108.2023).

Transporte público I*
O vereador Professor Euler (MDB) solicita informações à Prefeitura de Curitiba acerca da periodicidade em que são realizadas manutenções e higienização interna dos ônibus do sistema público (062.00109.2023).

Transporte público II*
Amália Tortato (Novo) encaminha à Urbanização de Curitiba (Urbs) dois pedidos de informações sobre o transporte público. O primeiro, sobre os horários e a quantidade de ônibus que operam na linha 674 - Nossa Senhora da Luz (062.00116.2023); e o segundo, sobre os horários dos ônibus da linha 671 - Portão (062.00117.2023).

Multas*
O vereador Eder Borges (PP) solicita informações à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito sobre a quantidade de multas aplicadas no município no ano de 2022, bem como os valores arrecadados e sua destinação (062.00110.2023).

Rio Mossunguê*
O vereador Marcelo Fachinello (PSC) solicita informações à Secretaria Municipal de Obras Públicas sobre o cronograma detalhado da execução das obras da bacia de detenção do rio Mossunguê, entre as ruas Eduardo Sprada e Maria Bizinelli, no bairro Campo Comprido (062.00111.2023).

Imóvel I*
A propriedade do imóvel de indicação fiscal 843.120.01, localizado na rua Ernesto Luiz Pellanda, no bairro Ganchinho, e a existência de projetos para instalação de equipamentos públicos no local fazem parte do pedido de informações da vereadora Noemia Rocha (MDB) encaminhado à Prefeitura de Curitiba (062.00112.2023).

Imóvel II*
Informações sobre o processo de regularização da ocupação no imóvel com indicação fiscal 69.008.065, no bairro CIC, é o que pede Mauro Ignácio (União) à prefeitura. Por se tratar de setor especial de habitação de interesse social, o vereador questiona a intervenção da Cohab na área em questão (062.00118.2023).

Zoonoses*
Em pedido de informações oficiais ao Centro de Controle de Zoonoses e Vetores de Curitiba, a vereadora Amália Tortato (Novo) pergunta o motivo de não haver mais atendimentos e tratamentos para casos de esporotricose e outras zoonoses de forma gratuita. A parlamentar ainda questiona por quais motivos a parceria com a PUC foi extinta (062.00113.2023).

Asfalto*
Marcos Vieira (PDT) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre as obras de implantação asfáltica na rua Oswaldo Ferreira dos Santos, no bairro CIC. O vereador solicita esclarecimentos sobre a existência de projeto e sobre a data de previsão para o início das obras (062.00114.2023).

Servidores*
Professora Josete (PT) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre o número de professores, de pedagogos, de inspetores e de auxiliares que trabalham em cada uma das escolas municipais (CEI e Cmeis). A vereadora solicita esclarecimento sobre a carência de profissionais em várias das instituições de ensino (062.00115.2023).

Abertura de Rua*
João da 5 Irmãos (União) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre o projeto de arruamento e de paisagismos que ligará o Parque Memorial do Rio Iguaçu até a BR-277 (062.00119.2023).

Linha férrea*
Requerimento dos vereadores Alexandre Leprevost (Solidariedade), Leonidas Dias (Solidariedade), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Serginho do Posto (União), Herivelto Oliveira (Cidadania) e João da 5 Irmãos (União) questiona a empresa Rumo acerca do projeto piloto do semáforo e radar implantados em frente à passagem de nível da rua Sebastião Marcos Luiz, no bairro Cajuru. Os parlamentares questionam os números de acidentes e de infrações antes e depois da instalação, bem como os custos para a implementação total do sistema (074.00005.2023). No fim da sessão plenária da última quarta-feira (15), os vereadores debateram sobre os acidentes nos cruzamentos com a linha férrea (saiba mais).

Minuto de silêncio*
A pedido do vereador Bruno Pessuti (Podemos), o plenário observou um minuto de silêncio em respeito às vítimas da tragédia ocasionada pelas fortes chuvas no litoral norte de São Paulo e também pelos mortos na Guerra da Ucrânia, que completou um ano no último dia 24.

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.

*Notas revisadas pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba