Artista Katia Drumond é homenageada na Câmara de Curitiba

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 07/12/2022 16h30, última modificação 07/12/2022 17h13
A curitibana recebeu o Prêmio João Crisóstomo Arns, concedido a destaques da cultura e educação.
Artista Katia Drumond é homenageada na Câmara de Curitiba

Homenagem para Katia Drumond partiu do vereador Herivelto Oliveira, colega de faculdade da artista. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na sessão desta quarta-feira (7), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concedeu o Prêmio Professor João Crisóstomo Arns à atriz, cantora e compositora Katia Drumond. Por indicação do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), a artista curitibana foi reconhecida, em especial, pelo destaque no cenário musical brasileiro (026.00002.2021). 

O vereador lembrou que Katia, como atriz, participou de produções como o espetáculo “New York por Will Eisner”, com direção de Edson Bueno, no Teatro Guaíra, e da novela “Felicidade”, de Manoel Carlos, na Rede Globo. Já como cantora, se apresentou no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, e fora do país, na Argentina, Japão e países da Europa. 

No discurso em plenário, Herivelto Oliveira ainda destacou o projeto atual da curitibana: a companhia de música Move. “Por toda sua história nas artes, nosso gabinete propôs a entrega do prêmio. Parabéns, Katia Drumond”, finalizou.

>> Leia também: Câmara de Curitiba homenageia Grupo RIC, que celebra 35 anos

Paraná Pesquisas
Outra homenagem entregue em plenário, na manhã desta quarta, foi para o Instituto Paraná Pesquisas, por iniciativa do vereador Sabino Picolo (União). Segundo a proposição, com 32 anos de funcionamento, a empresa tornou-se referência nas áreas de pesquisa política, de opinião e de mercado (077.00452.2022). 

Estavam presentes em plenário o presidente e fundador do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, e seu filho, Matheus Hidalgo. Quem realizou a entrega dos votos de congratulações e aplausos foi o vereador Marcelo Fachinello (PSC), uma vez que Picolo se ausentou da sessão por questões de saúde. 

Antes da entrega do diploma foi exibido um vídeo, em que Murilo Hidalgo agradece a homenagem e relembra que os vereadores de Curitiba foram alguns de seus primeiros clientes. “Nós somos uma empresa 100% curitibana e paranaense, tenho muito orgulho disso. Somos muito gratos por essa homenagem, por todos esses 32 anos de trabalho que tivemos”, comemorou. 

Futebol amador
A última entrega de homenagem nesta manhã, também de votos de congratulações, partiu do vereador Mauro Ignácio (União). Ele reconheceu o Trieste Futebol Clube pela conquista do Campeonato Amador de Curitiba de 2022, na categoria juvenil. Estavam presentes atletas da equipe, como o filho do parlamentar, Mauro Ignácio Jr. (077.00429.2022). 

“Tanto a equipe juvenil quanto a adulta do Trieste são as maiores campeãs do futebol amador curitibano, conquistando sua 15ª taça na categoria. Estamos diante de futuros atletas do Brasil. Muito sucesso!”, parabenizou Mauro Ignácio. O vereador Sidnei Toaldo (Patriota) elogiou o time de Santa Felicidade pela conquista. “É o resultado de um trabalho árduo da diretoria do Trieste, que agora está colhendo os frutos, com certeza”, disse. 

Orgulho Crespo
Na segunda parte da ordem do dia, a vereadora Carol Dartora (PT) defendeu o requerimento de votos de louvor à Marcha do Orgulho Crespo, realizada no dia 12 de novembro. “A marcha luta para desconstruir tantos preconceitos e dificuldades de pessoas da nossa cidade”, explicou (077.00451.2022). 

Dartora ainda reforçou que novembro também é o Mês da Consciência Negra. Além do requerimento, ela é autora de um projeto de lei que pretende incluir a Marcha do Orgulho Crespo no calendário oficial de eventos de Curitiba

>> Confira todas as fotos das homenagens no álbum do Flickr:

 07/12/2022 - Sessão Plenária

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Vanusa Paiva