Câmara de Curitiba homenageia Grupo RIC, que celebra 35 anos

por Marcio Silva | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 06/12/2022 15h30, última modificação 06/12/2022 15h35
O atual presidente da empresa recebeu votos de louvor durante a sessão desta terça (6).
Câmara de Curitiba homenageia Grupo RIC, que celebra 35 anos

O vereador Osias Moraes foi o autor da iniciativa. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O Grupo RIC, empresa multimídia paranaense, que congrega uma série de emissoras e serviços de comunicação, foi homenageado durante a sessão desta terça-feira (6) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O presidente da RIC, Leonardo Petrelli, recebeu votos de congratulações e aplausos (077.00463.2022) das mãos do autor da honraria, o vereador Osias Moraes (Republicanos), em celebração aos 35 anos de história da empresa.

“Esta é uma justa homenagem, pois o serviço prestado ao longo dos anos [pelo Grupo RIC] é de extrema relevância à população, comunicando e valorizando a nossa gente, através de 14 canais de informação, entretenimento e interação”, destacou o parlamentar. Ainda conforme Moraes, as formas de se comunicar mudaram muito nos últimos anos, mas os princípios que fizeram o grupo crescer permanecem.

“Fique registrado o nosso reconhecimento pela evolução e consolidação do maior grupo multimídia do estado do Paraná”, completou. Moraes reconheceu ainda a responsabilidade social da organização, por meio do Instituto RIC; a comunicação livre; e a previsão de R$ 20 milhões de investimento em novas unidades de negócios para os próximos anos. "Parabéns por esta visão inovadora”, arrematou. Os parabéns também foram dados pelo presidente da CMC, vereador Tico Kuzma (Pros), que recepcionou Petrelli e demais gestores do grupo na Presidência da Casa.

Emocionado
Leonardo Petrelli se disse emocionado com a homenagem e recordou os primórdios da criação da então Rede Independência de Comunicação, junto a seu pai Mário Petrelli, ainda nos tempos da TV Manchete. “São 35 anos valorizando o nosso sotaque e a nossa terra”, destacou o gestor, que definiu a RIC como “o maior grupo de comunicação multimídia do Paraná”.

Petrelli aproveitou para cumprimentar o trabalho realizado diariamente pelos vereadores e vereadoras. “Entendemos ser da maior importância o qualificado trabalho dos vereadores na vida da população curitibana. E é por essa razão que acompanhamos suas iniciativas e as comunicamos ao nosso público.”

Na sequência, o presidente apresentou números sobre o tamanho, a produtividade e o alcance dos veículos do Grupo RIC: 14 veículos de comunicação, 1.650 horas de programação própria; 190 milhões de impactos todos os meses; e geração de 650 empregos diretos. “Somos os maiores afiliados da Rede Record e da Rede Jovem Pan [no Brasil]. Estamos em mais de 300 municípios paranaenses com a RIC TV, nosso portal de notícias RIC Mais, nosso parceiro R7 e nossas rádios Jovem Pan FM, Jovem Pan News e Folha FM, em Londrina.”

Fake news e credibilidade
Leonardo Petrelli falou ainda sobre os desafios enfrentados pelos meios de comunicação nas últimas décadas e as mudanças na comunicação digital, especialmente o enfrentamento às notícias falsas e à desinformação. “[Com o crescimento das fake news] nossas plataformas crescem em credibilidade, pelo bom jornalismo que fazem. Todos os nossos profissionais assumem o compromisso de amplificar a voz da sociedade. Nosso esforço rasga as bolhas em que muitas vezes as pessoas se escondem e que as impedem de enxergar o todo”.

Ele comemorou ainda o lançamento de projetos, que ficaram represados em função da pandemia, como a abertura do sinal da rádio Jovem Pan News em Curitiba, Londrina e Maringá e a inauguração de duas novas sedes, em Cascavel e Maringá. “Em 2022, lançamos a nova marca do Grupo RIC: Vem, que o futuro chama você. Foi assim que expressamos nosso desejo de ser cada vez mais a voz da nossa audiência e para isso fizemos uma série de investimentos e ampliações tecnológicas.”

Responsabilidade social
O presidente do Grupo Ric exaltou, ainda, a responsabilidade social das empresas de comunicação, o que, segundo ele, transcende a existência do próprio negócio. “É preciso olhar além, para o papel que nos cabe na formação de consciência crítica, na constituição da cidadania. Na condição de porta-voz do público, estamos sempre recebendo e reverberando suas demandas, participando do esforço por uma sociedade mais justa, uma economia mais vigorosa e um futuro de mais garantia para todos”, concluiu.

Também participaram da solenidade a presidente do Instituto RIC, Karla Petrelli; o diretor administrativo financeiro, André Luis Ferreira dos Santos; o diretor de Mercado e Soluções Integradas, Marcelo Garcia Requena; o diretor corporativo de Estratégia e Tecnologia, André Fronza; o diretor corporativo de Produto, Conteúdo e Convergência; Marcus Yabe; a coordenadora do Instituto RIC, Kelcybel da Silva; além de colaboradores da empresa.

Confira mais fotos da homenagem:

06/12/2022 - Sessão Plenária