Arquiteta paulista participará da audiência do Plano Diretor

por Assessoria Comunicação publicado 20/10/2014 09h55, última modificação 27/09/2021 11h03

Com experiência na elaboração do Plano Nacional de Habitação do Ministério das Cidades e na revisão do Plano Diretor e da Lei de Zoneamento de São Paulo, a arquiteta e urbanista Rossella Rossetto participará, nesta quinta-feira (23), da audiência pública organizada pela Câmara Municipal para debater o planejamento de Curitiba.

O evento, da Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação, marca a continuação da série de audiências públicas organizadas pelo Legislativo para debater a revisão do Plano Diretor de Curitiba. A atividade começa às 14 horas e é aberta a toda população. Seis reuniões já foram realizadas e, neste sétimo encontro, os temas são: uso do solo, zoneamento urbano e estudo de impacto de vizinhança.

Rossella Rossetto falará sobre esses assuntos com base na sua experiência pessoal de doutora em Urbanismo pela USP desde 2002 e consultora do Ministério das Cidades e de diversos municípios brasileiros, como Nova Iguaçu (RJ), Carapicuíba (SP) e Salvador (BA). Na capital paulista, ela participou da revisão do Plano Diretor (2002) e da Lei de Zoneamento de São Paulo (2004), na equipe do professor Nabil Bonduki, que também é vereador naquela cidade.

Também participará do evento, conforme já foi divulgado, o secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo, Fernando de Mello Franco. Ele explicará o novo Plano Diretor Estratégico de São Paulo, recentemente aprovado e que foi considerado inovador por especialistas de todo o Brasil.  Fernando foi responsável pela gestão de projetos como o Arco do Tietê, que visa renovar uma área estrutural da capital paulista.

Audiências
As audiências são abertas ao público e ocorrem no auditório do Anexo II da Câmara Municipal de Curitiba (entrada pela Avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a Lourenço Pinto). Os debates da revisão do Plano Diretor começaram em abril deste ano. Entre os temas já discutidos estão: economia criativa e cultura; meio ambiente e sustentabilidade; mobilidade cicloviária; habitação de interesse social e regularização fundiária; paisagem urbana, uso do espaço público e acessibilidade.

Todas as sugestões apresentadas nas audiências estão sendo discutidas e aprofundadas em grupos de estudos, com encontros organizados na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná – CAU/PR, (Av. Nossa Senhora da Luz, 2530). A agenda completa do Fórum do Plano Diretor e outras informações estão disponíveis no hotsite. Ao final, o material será sistematizado e entregue à Prefeitura de Curitiba, responsável por enviar ao Poder Legislativo a proposta em forma de projeto de lei.