Aprovado título de vulto emérito a médico do Pequeno Príncipe

por Assessoria Comunicação publicado 17/12/2019 12h25, última modificação 12/11/2021 07h58

O plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta terça-feira (17), com unanimidade, projeto de lei que concede o título de vulto emérito ao médico pediatra Donizetti Dimer Giamberardino Filho, diretor clínico do Hospital Infantil Pequeno Príncipe. “É preciso reconhecer esse trabalho e tudo o que ele tem feito de bom para as crianças de Curitiba e do Paraná, em um hospital que é referência no atendimento infantil, no Brasil e no exterior”, justificou Dr. Wolmir Aguiar (PSC), autor da homenagem.

O vereador lembrou que o título de vulto emérito (007.00006.2019) é a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo a uma pessoa nascida em Curitiba e apresentou o currículo do médico, que atua no Pequeno Príncipe desde a década de 1970. “Durante o curso de medicina, na Universidade Federal do Paraná, foi empregado no então Hospital Pequeno Príncipe, na condição de auxiliar de laboratório, quando conciliava suas rotinas de estudo e de trabalho, e do qual nunca mais se desligaria ao longo de toda a sua carreira”, contou o parlamentar.

Wolmir Aguiar lembrou que Donizetti nasceu em 21 de maio de 1953 e é descendente de imigrantes italianos, que firmaram raízes em Curitiba. Destacou ainda que, desde 1995, o pediatra é diretor clínico do HIPP, instituição que “se tornou um dos maiores e mais referenciados centros pediátricos do Brasil”, onde mais de 1.500 profissionais de saúde já complementaram sua formação e especialização em estágios e residências médicas.

Ainda na vida profissional, o homenageado exerceu o cargo de médico auditor no Ministério da Saúde e teve atuação em diversos órgãos de classe relacionados à medicina: foi presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria; ocupou diversos cargos diretivos na Sociedade Brasileira de Pediatria; é titular da cadeira nº 10 da Academia Paranaense de Pediatria; foi presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná; e atualmente é membro do Conselho Federal de Medicina.

Os vereadores Julieta Reis (DEM), Maria Manfron (PP) e Ezequias Barros (Patriota) manifestaram apoio à homenagem e exaltaram o trabalho desenvolvido por Donizetti, especialmente por sua história junto ao Pequeno Príncipe. “O município de Curitiba reconhece no seu trabalho os relevantes serviços prestados e incentiva a continuidade deles, em prol de uma política pública de saúde humana e efetiva”, finalizou Wolmir Aguiar.

Adiado

Foi adiada por uma sessão a votação do projeto de lei que declara de utilidade pública o Instituto Mude, entidade que “tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para que contribua de forma prática para a transformação da cultura no que diz respeito à corrupção”, conforme página do movimento no Facebook. O adiamento se deu em função da ausência da autora da proposição, vereadora Noemia Rocha (MDB) em plenário, no momento da votação.