Aprovadas denominação de bem público e declaração de utilidade

por Assessoria Comunicação publicado 09/10/2017 15h35, última modificação 21/10/2021 09h14

Após confirmação do plenário, com 29 votos favoráveis, na sessão plenária desta segunda-feira (9), segue para sanção do prefeito projeto de lei que denomina um logradouro público da capital como Walcir Angelo Boza. “Popularmente conhecido por ‘Tico’, possuía um imenso coração, o que o tornava um porto seguro a quem muitos recorriam em momentos de carência. Honestidade e bondade eram características marcantes nessa figura que não cansava de ser prestativa à comunidade”, frisou Geovane Fernandes (PTB), o autor da matéria (009.00025.2017).

De acordo com a justificativa do projeto, o homenageado foi, por muitos anos, voluntário na Igreja das Vitórias, assando carne aos domingos e participando, também, de ações promovidas pela igreja em prol da comunidade. Foi presidente da Sociedade Operária Beneficente Recreativa do Boqueirão, função atualmente exercida por seu filho.

Utilidade pública
Acatado em primeiro turno, com 31 votos favoráveis, foi o projeto de autoria de Tico Kuzma (Pros) que declara de utilidade pública o Centro de Apoio a Pacientes Oncológicos Doutor Bezerra de Menezes (014.00032.2017). Entre seus objetivos, a entidade lista promover ações gratuitas de apoio físico, psicológico, material, social e espiritual a pacientes oncológicos e seus familiares, bem como, defender os direitos desses pacientes, especialmente os constitucionais nas áreas da assistência social, saúde pública, medicamentos e outros destinados ao seu bem-estar em geral.

A instituição tem a função ainda, segundo o texto, de promover o engajamento de voluntários voltados à consecução dos objetivos da associação, assim como exercer atividades de natureza assistencial, promoção humana, doutrinária e outras a luz da doutrina espírita, tanto aos assistidos como aos frequentadores da associação. Além disso, o Centro de Apoio a Pacientes Oncológicos Doutor Bezerra de Menezes também promove estudos, prática e a difusão da doutrina espírita, tendo como base as obras codificadas por Allan Kardec e obras complementares, e promove seminários, cursos e palestras de ensinamentos doutrinários espíritas, bem como sobre oncologia para preparar os voluntários, coordenadorias e sub coordenadorias, para o melhor desempenho de suas ações junto a pacientes oncológicos e seus familiares.