Aprovada cidadania honorária a Vitorio Bonancin Filho

por Assessoria Comunicação publicado 29/10/2014 12h50, última modificação 27/09/2021 11h21

A Câmara Municipal aprovou em votação definitiva, na sessão desta quarta-feira (29), projeto de lei que concede o título de cidadão honorário de Curitiba a Vitorio Bonacin Filho. A iniciativa foi da vereadora Dona Lourdes (PSB), que destacou em plenário a trajetória de sucesso pessoal e profissional do homenageado, que é cirurgião dentista de formação e atua como empresário do ramo odontológico, professor universitário e em projetos sociais.

Na defesa da proposta (006.00012.2014), que foi aprovada por unanimidade, Dona Lourdes falou sobre a origem humilde de Bonacin, cuja família emigrou de São Paulo para o interior do Paraná em busca de melhores oportunidades. “Aos 12 anos ele já trabalhava em Andirá como auxiliar de protético. Na década de 70, seus pais definiram a vinda para Curitiba, onde os filhos teriam mais oportunidades de desenvolvimento profissional”.

A vereadora também comentou sobre os esforços do homenageado em obter a formação profissional na área odontológica e sua constante busca por especialização, tendo feito inclusive doutorado na área de odontologia clínica. “Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná e administra a Clinica Odontológica Pio XII, a primeira 24 horas da capital”.

Dona Lourdes frisou as ações sociais desenvolvidas por Vitorio Bonacin Filho, seja no meio acadêmico ou por meio de associações comunitárias. “Destaco aqui o programa "Sorriso Feliz", executado em parceria com a PUC-PR, onde alunos do curso de odontologia, sempre supervisionados por seus mestres, realizam atendimentos à pacientes de baixa renda. Neste projeto, mais de cinco mil pacientes já foram atendidos, em sua maioria moradores de áreas menos favorecidas”.

Durante o discurso, diversos vereadores comentaram sobre a concessão do título e concordaram sobre a oportunidade da homenagem. Chicarelli (PSDC), que também é dentista, disse ter sido aluno de Bonacin e elogiou sua atuação como professor. Também contribuíram com apartes os vereadores Aldemir Manfron (PP), Zé Maria (SD), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Valdemir Soares (PRB), Chico do Uberaba (PMN),  Colpani e Mauro Ignacio, ambos do PSB, Noemia Rocha (PMDB) e Tico Kuzma (PROS).