Apoio da prefeitura na Maratona de Curitiba foi institucional

por Assessoria Comunicação publicado 19/01/2015 15h25, última modificação 28/09/2021 10h20

Em resposta ao requerimento de Julieta Reis (DEM) (062.00377.2014), a Prefeitura de Curitiba explicou que a “Maratona Caixa de Curitiba” de 2014 foi organizada por uma empresa paulistana que atua em eventos esportivos, com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ).

No pedido de informações – encaminhado ao Executivo em novembro do ano passado –, a vereadora questionou se a prefeitura foi responsável pela competição e uma das patrocinadoras; se foi firmado alguma parceria ou convênio com a iniciativa privada; e se existiu algum tipo de isenção da taxa de inscrição para atletas de baixa renda.

Conforme a administração municipal, a empresa contratada – CNPJ e termo de parceria informados na resposta – foi a única que apresentou proposta para a realização da prova. Além disso, nenhuma taxa foi recolhida pela empresa para os cofres públicos. “A PMC/SMELJ apoiou institucionalmente, com a liberação do percurso, o acompanhamento e a supervisão”.

Com relação aos inscritos, segundo o Executivo, a contratada apresentou dados em um relatório técnico – sem detalhar os números na resposta do requerimento. A prefeitura ainda explicou que a isenção da taxa não constava no projeto apresentado pela empresa e que o nome “Maratona de Curitiba” é exclusivo do município, mas em função do apoio institucional, o uso do nome de “Maratona Caixa de Curitiba” foi autorizado.