Na quarta, CMC entrega Cidadania Honorária a Louise Gionedis

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Alex Gruba — publicado 23/10/2023 17h45, última modificação 24/10/2023 12h15
Solenidades em homenagem ao Dia do Dentista e que marcam a entrega de Votos de Congratulações e aplausos também ocorrem nesta semana.
Na quarta, CMC entrega Cidadania Honorária a Louise Gionedis

Nesta semana, duas das três sessões solenes serão realizadas no Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Aprovada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) em maio deste ano, a Cidadania Honorária da capital será entregue à advogada Louise Rainer Pereira Gionedis. Mineira, ela reside em Curitiba desde 1973. A homenageada cursou direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é uma das fundadoras da Pereira e Gionedis Advocacia. A homenagem será entregue nesta quarta-feira (25), às 19h30, no Palácio Rio Branco. Haverá transmissão pelas redes sociais do Legislativo. 

Louise Gionedis é mestre em Direito, especialista em Direito Societário, Direito Tributário e Lei Geral de Proteção de Dados. Inscrita na OAB do Paraná, habilitou-se para atuar em mais 12 estados e já participou do Conselho Municipal da Condição Feminina, do Conselho Estadual da Mulher, do Instituto de Direito Ambiental do Paraná, do Instituto Brasileiro de Direito e do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial. 

A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento de Curitiba, nos termos da lei complementar 109/2018. A lei que deu origem à homenagem à mineira (lei municipal 16.158/2023) é do vereador Pier Petruzziello (PP) e foi aprovada no começo do mês de maio.

O requerimento que agendou a solenidade foi acatado pelos vereadores e vereadoras da cidade em 18 de outubro (
061.00061.2023). A sessão solene será no Palácio Rio Branco, na quarta-feira (25), a partir das 19h30. 

Semana na CMC também tem homenagem ao Dia do Dentista

Outras duas solenidades acontecem nesta semana na Câmara Municipal. Nesta terça-feira (24), às 19h30, também no Palácio Rio Branco, será realizada uma sessão para a entrega de Votos de Congratulações e Aplausos a diversos homenageados de Herivelto Oliveira (Cidadania). O requerimento que agendou o evento foi aprovado pelo plenário em 9 de agosto (061.00048.2023). 

Na quinta-feira (26), às 19h30, no auditório do Anexo 2, será a vez de Beto Moraes (PSD) e Rodrigo Reis (União) promoverem, de forma conjunta, uma solenidade em homenagem ao Dia do Dentista – conforme proposição aprovada em 2 de outubro (061.00059.2023). No Brasil, a data é celebrada em 25 de outubro, também considerado o Dia Nacional Nacional da Saúde Bucal – data que remete à criação da graduação que formou os primeiros dentistas do Brasil, em 1884.

Quando são realizadas as sessões solenes da CMC?

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios na CMC é regulamentada pela lei complementar 09/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

A
s solenidades da CMC são transmitidas pelas redes sociais: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2023.