Advogada Louise Gionedis terá Cidadania Honorária de Curitiba

por José Lázaro Jr. | Revisão: Brunno Abati* — publicado 02/05/2023 10h30, última modificação 02/05/2023 11h33
Homenagem foi apresentada pelo vereador Pier Petruzziello e apoiada pelo plenário da Câmara Municipal de Curitiba.
Advogada Louise Gionedis terá Cidadania Honorária de Curitiba

Pier Petruzziello destacou a trajetória profissional e ações sociais de Louise Gionedis. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Com 18 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, em primeiro turno, a concessão da Cidadania Honorária à advogada Louise Rainer Pereira Gionedis. Mineira, a homenageada reside em Curitiba desde 1973, quando cursou Direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR), fundando a Pereira e Gionedis Advocacia em 1990, ao lado do seu colega de curso, Giovani Gionedis, com quem é casada (006.00021.2021). A iniciativa é do vereador Pier Petruzziello (PP).

Louise Gionedis é mestre em Direito, especialista em Direito Societário, Direito Tributário e Lei Geral de Proteção de Dados. Inscrita na OAB do Paraná, habilitou-se para atuar em mais 12 estados e já participou do Conselho Municipal da Condição Feminina, do Conselho Estadual da Mulher, do Instituto de Direito Ambiental do Paraná, do Instituto Brasileiro de Direito e do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial.

“Não é só pelo seu vasto currículo e por ser embaixadora da paz da Universal Peace Federation, é, porque, desde que a conheci, ela faz um trabalho social, inclusive, na área do autismo, conscientizando advogados sobre o assunto. Além de ser autora de vários livros no Direito, organizou a cartilha de direitos e isenções, que beneficia quem tem deficiência”, destacou Petruzziello, lembrando que Louise Gionedis mora em Curitiba há mais de 40 anos.

“A doutora Louise Gionedis tem se destacado no Direito. Criou um dos maiores escritórios de advocacia de Curitiba”, reforçou Serginho do Posto (União). “Tenho certeza que é uma homenagem merecida, pois acompanho, desde muito cedo, a trajetória da doutora Louise”, disse Alexandre Leprevost (Solidariedade). Noemia Rocha (MDB) elogiou a escolha de “uma grande mulher”, destacando o projeto dela de luta contra o câncer de mama. “Acertou no nome! A Casa sai maior aprovando esse projeto”, referendou Tico Kuzma (PSD), líder do governo na CMC.

A Cidadania Honorária é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento de Curitiba, nos termos da lei complementar 109/2018. A homenagem é equivalente ao título de Vulto Emérito de Curitiba, concedido aos nascidos na cidade.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba