Aladim: Dia da Bocha preserva tradição e estimula esporte

por Assessoria Comunicação publicado 11/11/2014 12h30, última modificação 28/09/2021 06h46

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou em primeira votação, nesta terça-feira (11), projeto de lei que institui, em 25 de maio, o Dia Municipal da Bocha. De acordo com o vereador Aladim Luciano (PV), autor da proposta (005.00217.2014), o objetivo da data é homenagear o esporte trazido a Curitiba pelos imigrantes italianos e, ao mesmo tempo, “estimular sua prática que é muito recomendável para todas as pessoas, não somente as da terceira idade”.

O texto acatado estabelece que a data passará a constar do calendário oficial do município, e autoriza o poder público a promover eventos de divulgação, inclusive por meio de parcerias com a iniciativa privada e associações desportivas. Aladim lembra que, nos dias atuais, a bocha é muito praticada em centros comunitários, paróquias, sindicatos e outras entidades sociais privadas, e há grande demanda para que a prefeitura instale quadras em locais públicos.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Parques e Praças, informa que em Curitiba há 21 canchas de bocha em espaços públicos, sendo 9 cobertas e 12 descobertas. Conforme os dados fornecidos pelo órgão, 12 estão em praças, duas em parques, quatro em jardins e jardinetes e três em “eixos de animação” (vias rápidas com canteiro central).

Origens

O projeto destaca que as origens da prática são remotas, mas há razões para acreditar que a bocha tenha sido sistematizada durante o Império Romano, quando alcançou muita popularidade. Até o Renascimento, a atividade era praticada em toda a Europa e, com os descobrimentos marítimos, espalhou-se pelo mundo.

No Brasil, a bocha chegou por meio dos imigrantes italianos a partir do século XIX. Em Curitiba, a ”bocce” ou “boccia” teve seu nome adaptado para bocha e se tornou prática corrente nas colônias italianas que se multiplicaram pela cidade e em seu entorno a partir de 1870. A Confederação Brasileira de Bocha surgiu após o reconhecimento oficial do esporte em 1943, sendo sua criação seguida da formação de diversas entidades por todo o Brasil.

O primeiro Campeonato Mundial aconteceu em 1951, mas o Brasil só enviou representantes seis anos depois. Em 1966 as mulheres iniciaram oficialmente sua participação nos eventos, surgindo inclusive as primeiras atletas de destaque. Para a justificativa, apesar do velho preconceito de que a bocha é "esporte para idosos", ela é praticada por pessoas de todas as idades e classes sociais, homens, mulheres, jovens e crianças.

“Além de preservar um importante aspecto da tradição imigratória italiana em Curitiba, a criação do Dia Municipal da Bocha também servirá como estímulo para que indivíduos já cerceados pelas limitações da idade possam desenvolver no seu cotidiano alguma forma de atividade física”, defende o parlamentar.

Regras
Conforme consta na justificativa do projeto, a bocha é jogada em uma quadra estreita e comprida, com piso de terra batida e limitada por duas cabeceiras e duas laterais de madeira. Os jogadores devem aproximar o máximo possível as bolas, de madeira ou plástico, de uma outra bola menor, o balim (ou bolim). As bolas de cada equipe, assim como o bolim são diferenciados por cores. A partida pode ser disputada entre duas pessoas, duplas ou trincas, e um sorteio indica qual jogador lançará inicialmente o bolim.

O jogador da equipe adversária tem como objetivo afastar a bocha de seu opositor ou colocar a sua mais perto do bolim do que a do adversário. Lançadas as bochas, a equipe que conseguir ficar mais próxima do bolim será a vencedora. O jogo permite dois tipos de ação: o ponto, se o objetivo é aproximar a bocha do bolim; e a bochada, quando o jogador quer afastar a bocha adversária de perto do bolim.