Access points: infraestrutura de internet da CMC será licitada no dia 15

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 23/04/2024 12h05, última modificação 02/05/2024 08h48
Para continuar fornecendo internet wi-fi dentro do Legislativo, a Câmara de Curitiba adotará a tecnologia de access points em seus prédios
Access points: infraestrutura de internet da CMC será licitada no dia 15

Atual rede wi-fi foi instalada em 2020 e é composta por equipamentos defasados de wi-fi. (Foto: Arquivo/Pexels)

Atualização: depois de ser suspenso em razão de questionamento feito por parte interessada na licitação, o edital 8/2024 foi republicado e uma nova data foi marcada para a realização do pregão eletrônico, portanto esta notícia foi atualizada com as informações mais recentes.

As empresas interessadas em renovar a infraestrutura de internet wi-fi da
Câmara Municipal de Curitiba (CMC), substituindo a tecnologia em uso por uma mais moderna, poderão disputar o pregão 8/2024 do Legislativo, cujos dados prévios já constam no Portal da Transparência do Município de Curitiba, no dia 15 de maio. A licitação, antes marcada para o dia 29 de abril, às 9 horas, pelo portal eletrônico do Sistema de Compras do Governo Federal, foi suspensa no dia 24, para ajustes na documentação. O edital foi republicado no dia 29, com a nova data.

“O serviço de internet wi-fi é oferecido como cortesia aos vereadores, servidores e visitantes que frequentam esta Casa de Leis, sendo seu uso difundido em todas as suas áreas. A contratação em análise tem como objetivo suprir a necessidade da Câmara Municipal de Curitiba por serviços de conectividade sem fio, garantindo acesso de notebooks e dispositivos móveis da rede corporativa, bem como disponibilidade de acesso à internet a visitantes externos”, explica a documentação do pregão 8/2024.

A atual rede sem fio operante nos prédios da Câmara Municipal de Curitiba foi instalada no ano de 2020, com a tecnologia mais moderna da época. Mas ao longo do tempo, os equipamentos se tornaram defasados. Isto é, novas soluções de acesso wireless surgiram, trazendo avanços na tecnologia ofertada, como o aumento da velocidade de transmissão de dados e a melhor utilização do espectro de radiofrequência. Ademais, os referidos equipamentos utilizados atualmente não são mais comercializados, e o contrato com o atual fornecedor não pode mais ser renovado”, justifica a administração.

O edital prevê que o vencedor do 
pregão eletrônico seria quem fornecesse 60 conjuntos de equipamentos para instalação nos prédios da CMC, na modalidade WaaS (Web as a Service), incluindo os pontos de acesso (access points), software de gerenciamento em nuvem e os serviços de instalação, configuração e manutenção da rede, além de treinamento na nova tecnologia a servidores do Legislativo - conforme as características descritas no Termo de Referência. O valor máximo da licitação para a modernização da infraestrutura de internet wi-fi, para cinco anos de contrato, será de R$ 3 milhões, dos quais R$ 2,9 mi são para equipamentos, mas os números podem sofrer alteração com a nova versão do edital.

Em maio de 2015, a Câmara de Curitiba ampliou a publicidade dada às licitações realizadas pelo Legislativo, fazendo mais do que é exigido pela legislação federal, ao divulgar notícias institucionais com o teor dos certames, para ampliar a concorrência e o controle social. Objeto de prêmio de comunicação pública para a CMC, a administração incorporou essa boa prática à Instrução Normativa 2/2023, que rege os procedimentos licitatórios do Legislativo, prevendo a divulgação deles pela Diretoria de Comunicação Social.

Confira a documentação necessária para participar do pregão 8/2024

Para acessar as informações completas, localize o atalho para o Portal da Transparência na parte superior da capa do site da CMC ou clique aqui. Consulte abaixo os links diretos para os documentos deste certame:

  • Para consultar o edital do pregão 8/2024, clique aqui.

  • Para acessar o Sistema de Compras do Governo Federal, clique aqui (código UASG 927631). 

  • O prazo para pedir esclarecimentos ou propor impugnação termina três dias úteis antes da realização do pregão eletrônico, devendo ser feito pelo e-mail fornecido no edital.