Aberta a licitação para adquirir software para reuniões remotas

por Claudia Krüger | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 14/02/2022 16h30, última modificação 14/02/2022 16h30
Solução tecnológica será usada para viabilizar teletrabalho e aumentar participação popular em atividades da CMC.
Aberta a licitação para adquirir software para reuniões remotas

Desde 2020, a CMC tem se utilizado do trabalho remoto para dar conta de suas atividades durante a pandemia de covid-19. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) dará mais um passo em direção à modernização da sua gestão de trabalho. Depois de quase dois anos com parte de suas atividades funcionando remotamente, por conta da pandemia da covid-19, o Legislativo publicou edital para aquisição de software para serviços de reuniões por videoconferência. A contratação deverá ampliar o uso dessas soluções tecnológicas e a participação popular nas atividades públicas da Casa.

A empresa contratada deverá fornecer 60 licenças de software para reuniões de videoconferência em nuvem, com capacidade de até 500 participantes por licença. O contrato prevê ainda a atualização do programa, treinamento e suporte técnico, pelo período de 12 meses, de acordo com as especificações do edital 3/2022. O recebimento das propostas e a abertura da sessão pública ocorrerão às 9h, no dia 24 de fevereiro, por meio do portal eletrônico www.comprasgovernamentais.gov.br. Vencerá a concorrência quem oferecer o menor preço global. O valor máximo estipulado pelo edital é de R$ 136.378,80.

A justificativa para este tipo de serviço são as recentes adaptações ao trabalho remoto com a possibilidade da continuidade de alguns setores administrativos, assim como das sessões plenárias e reuniões, funcionarem de maneira híbrida ou virtual. Recentemente a Câmara de Curitiba aprovou a regulamentação para o teletrabalho no Legislativo, tendo em vista os bons resultados obtidos a partir do trabalho remoto durante a pandemia (saiba mais).

Outro objetivo com a contratação é ampliar o acesso da população às atividades realizadas pela Câmara, com a possibilidade de tempo ilimitado nas reuniões e com um número de participantes maior. Isso permite maior participação popular em audiências públicas ou mesmo em webinars e treinamentos organizados pela Escola do Legislativo. As licenças estipuladas pelo edital serão distribuídas entre as 17 diretorias da Casa, a Controladoria do Legislativo, a Procuradoria Jurídica, os 38 gabinetes parlamentares, a Presidência e a Diretoria-geral.

Publicidade

Em seu compromisso com a transparência, a Câmara Municipal publica notícias de seus processos licitatórios desde 2015. A iniciativa facilita o acesso às informações pela população e o acompanhamento dos gastos públicos. Também amplia o alcance da informação, permitindo que mais prestadores de serviço fiquem sabendo das contratações e possam participar das concorrências. Além disso, as licitações presenciais são transmitidas ao vivo pelo YouTube, em canal exclusivo para a divulgação dos certames.