IPTU, LOA, economia, taxistas e mais notas do dia 30 de novembro

por Fernanda Foggiato e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 30/11/2022 12h05, última modificação 30/11/2022 12h20
Requerimentos lidos no pequeno expediente, registros, visitas à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e outros conteúdos do plenário.
IPTU, LOA, economia, taxistas e mais notas do dia 30 de novembro

Notas da sessão plenária do dia 30 de novembro. (Arte: Arquivo/CMC)

Planta genérica I
A vereadora Amália Tortato (Novo) reforçou o convite para a audiência pública, nesta sexta-feira (2), às 10 horas, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), para debater a mensagem do Executivo para revisão da Planta Genérica de Valores (PGV) dos imóveis da cidade e os impactos disso na cobrança do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). O evento foi proposto por ela e Rodrigo Marcial (Novo) e será realizado no Palácio Rio Branco, com transmissão pelas redes sociais da Casa (saiba mais).

Planta genérica II
Tortato lamentou que ela e Marcial não teriam sido recebidos pelo prefeito, nesta terça-feira (29), para entregar a petição contrária à proposta de lei, assinada por diversas entidades. “Aos moldes do que foi feito com o plano de carreira dos servidores, gostaria que fosse adiada essa discussão”, pediu. “De cada 5 imóveis de Curitiba, 4 vão sofrer esse aumento.”

Planta genérica III
“A base do prefeito Rafael Greca tem mantido o diálogo permanente e não concorda em votar como está hoje o projeto do IPTU”, respondeu o líder da maioria na CMC, Pier Petruzziello (PP). “Estamos, sim, internamente buscando um entendimento.” Segundo ele, a revisão da planta genérica foi recomendada pelo Tribunal de Contas, mas não pode trazer “um impacto real no bolso do cidadão curitibano”. O vereador ainda fez um agradecimento público ao secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, pelo diálogo aberto em busca de “alterações reais e significativas [no texto]”.

Emendas à LOA
Presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte da Câmara, Noemia Rocha (MDB) agradeceu o apoio dos vereadores às emendas coletivas aos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba. O presidente Tico Kuzma (Pros), por sua vez, frisou o trabalho dos servidores que assessoram a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização. A reunião para analisar a admissibilidade das emendas será nesta sexta-feira (2), às 9 horas (confira o cronograma).

Registros em plenário
João da 5 Irmãos (União) lamentou os deslizamentos de terra nas estradas que ligam a capital ao litoral dos estados do Paraná e de Santa Catarina. Na BR-376, há vítimas fatais e veículos ainda soterrados. “Desejamos os sentimentos aos familiares das pessoas envolvidas e desejamos que se restabeleça a normalidade o quanto antes”, afirmou. Oscalino do Povo (PP) recepcionou em plenário o aposentado Lindolfo Zimmer, ex-presidente da Fundação Copel. Sidnei Toaldo (Patriota) ressaltou a realização da solene, nesta terça-feira (29), para homenagear o oncologista Reitan Ribeiro.

Gestão econômica*
O vereador Eder Borges (PP) homenageou em plenário o presidente Jair Messias Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes. “Passamos por momentos difíceis, a inflação é alta decorrente da pandemia e das políticas de repressão sanitárias que impediram as pessoas de trabalhar. Mas o presidente Bolsonaro e Paulo Guedes fizeram a melhor gestão econômica do planeta”, opinou. Ele afirmou que “na Argentina o socialismo já apresenta seus resultados, com a queda do consumo de carne". "Então, pelos números do socialismo, não vai cair picanha do céu. Teremos tempos difíceis”, finalizou Borges.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Dia do Taxista*
O vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) destacou em plenário o Dia do Taxista, celebrado nesta quarta-feira (30). “Com muita alegria falo daqueles que recebem nossos turistas, que fazem, muitas vezes, o papel de ambulância e que, de certa forma, cuidam de nossas famílias quando necessitamos de locomoção. São os taxistas que cuidam da nossa cidade”, ressaltou. O parlamentar informou, ainda, que junto ao vereador Tico Kuzma (Pros) destinou emenda ao Instituto Municipal do Turismo (IMT), para que em 2023 o serviço de táxi seja divulgado na cidade de Curitiba.

Recursos humanos*
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba e às secretarias municipais da Saúde e de Recursos Humanos, a vereadora Noemia Rocha (MDB) indaga sobre as demissões, exonerações e procedimentos disciplinares efetuados nos últimos 30 dias. A vereadora pede também que sejam informadas as funções exercidas pelos servidores, bem como os motivos que levaram à ruptura do vínculo funcional (062.00702.2022).

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva