2º turno: Utilidade Pública à Podium Associação é aprovada

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 09/02/2026 11h05, última modificação 09/02/2026 11h46
Projeto de lei que reconhece a entidade como de Utilidade Pública vai à sanção do prefeito Eduardo Pimentel.
2º turno: Utilidade Pública à Podium Associação é aprovada

Defendido por Tiago Zeglin (MDB), o projeto de lei foi aprovado por unanimidade. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Com 26 votos “sim”, unanimidade no momento da votação, o plenário da Câmara de Vereadores ratificou, nesta segunda-feira (9), a aprovação da Declaração de Utilidade Pública Municipal à Podium Associação. A medida reconhece o trabalho social desenvolvido pela entidade, que agora poderá firmar convênios com o Poder Público, para o repasse de recursos.

A iniciativa é do vereador Tiago Zeglin (MDB), que defendeu a aprovação do projeto em segundo turno. Com sede no Bairro Alto, a Podium Associação foi fundada em dezembro de 2023 e desenvolve ações filantrópicas e de assistência social, com foco na inclusão social por meio do esporte, especialmente pela oferta de aulas de bocha à comunidade.

Leia também: Vereadores certificam Podium Associação em Curitiba

Em plenário, o autor do projeto (014.00006.2025) explicou que a entidade atua no fortalecimento do paradesporto, incentivando a prática esportiva nas dimensões educacional, participativa e de alto rendimento, com atenção a pessoas com paralisia cerebral e outras deficiências.

Entre suas finalidades estão ainda a capacitação de voluntários, a promoção de atividades educativas, culturais e de responsabilidade social, além da realização de palestras em escolas, associações, clínicas e empresas, apresentando o esporte como ferramenta de reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência e idosos.

O voto favorável em 2º turno foi encaminhado pelo 1º vice-líder do Governo no Legislativo, Jasson Goulart (Republicanos). “Essas instituições alcançam, com seu trabalho, [espaços] onde, muitas vezes, o Poder Público precisa desse apoio, para chegar também. E quando se trata de esporte e inclusão social, temos que realmente apoiar”, disse.

Líder do bloco parlamentar Federação Brasil da Esperança / PSB / Federação PSOL-Rede, Vanda de Assis (PT) também validou a iniciativa, orientando à bancada o voto favorável. “Cabe a nós, vereadoras e vereadores, reconhecer o trabalho de quem está fazendo, muitas vezes, um trabalho complementar às políticas públicas, ou até mesmo um trabalho que o serviço público não está entregando para as famílias”, completou, em reconhecimento à importância da atuação da entidade.

Tornar a Podium Associação de Utilidade Pública Municipal possibilita com que a entidade, que não tem fins lucrativos, possa firmar convênios com o Poder Público para o repasse de recursos. A concessão do título é regulamentada pela lei complementar municipal 117/2020, que coloca como condições a prestação de serviços de interesse da população, a sede na cidade, a documentação em dia e a apresentação de relatório de atividades.

Com a aprovação da proposta de Zeglin em segundo turno, a lei já pode ser sancionada pelo prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.