“Nunca tinha vindo”: Câmara Aberta aproxima população do Legislativo

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 29/11/2025 12h50, última modificação 01/12/2025 18h57
Vereadores com gabinetes abertos aos sábados criam novas oportunidades para encontros e atendimentos na Câmara de Curitiba.
“Nunca tinha vindo”: Câmara Aberta aproxima população do Legislativo

Giorgia Prates e Indiara Barbosa receberam visitantes na Câmara de Curitiba no sábado. (Fotos: Julia Schneider/CMC)

A edição especial de Natal do Câmara Aberta, neste sábado (29), mostrou, por meio das próprias visitantes, como a abertura do Legislativo aos fins de semana amplia o acesso da população aos vereadores. A presidente do Instituto Somar+1, Cláudia do Rocio Sebastião, chegou acompanhada de Jefferson Luiz Augusto para apresentar projetos sociais que atendem cerca de 1.500 famílias no Sítio Cercado para a vereadora Indiara Barbosa (Novo). “Nunca tinha vindo à Câmara no sábado, estou encantada”, disse Cláudia Sebastião na Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

A presidente do instituto explicou que suas atividades ocupam integralmente a rotina nos dias úteis e que, por isso, é bem corrido a gente vir durante a semana, porque é um serviço voluntário, sem fins lucrativos. [Durante a semana] é trabalho mesmo!”. Ela disse que não teria conseguido vir ao gabinete da vereadora em horário comercial. A abertura excepcional no fim de semana permitiu que a agenda, antes inviável, se concretizasse. “Abriram as portas [da Câmara] pra gente no sábado? Eu tô encantada”, agradeceu

Indiara Barbosa reforçou a importância de existir um dia alternativo para receber quem trabalha, estuda ou cuida da família de segunda a sexta-feira. Como a Câmara ia estar aberta no sábado, falei ‘venha’, que é até mais fácil”, lembrou a parlamentar. Na avaliação de Indiara, abrir as portas em um dia de maior disponibilidade para boa parte dos cidadãos não apenas facilita reuniões, mas também fortalece a compreensão de que o Legislativo é um espaço de acesso público permanente, e não restrito ao ritmo institucional de expediente.

“Nunca tinha vindo, só passei por fora”: Giorgia Prates recebe pesquisadora da UFPR

No gabinete da vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), a professora e pesquisadora Talita Gonçalves Francisco viveu uma experiência semelhante ao visitar a Câmara pela primeira vez. Ao ser perguntada se já tinha estado no Legislativo, respondeu sem hesitar que não, nunca tinha vindo, só passei por fora”. Talita Francisco buscou a vereadora para uma entrevista acadêmica para sua pesquisa de doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no qual investiga “as ausências na vida das mulheres negras”.

Talita Francisco relatou que desejava ouvir Giorgia Prates para aprofundar a pesquisa, porque nós mulheres negras temos trajetórias que são muito similares em alguns aspectos, e destacou que a abertura no fim de semana da Câmara de Curitiba fez toda a diferença. “O sábado é perfeito”, disse, porque o encontro, que dificilmente caberia na rotina de uma professora que trabalha em período integral, só se concretizou porque o programa Câmara Aberta ampliou o acesso aos gabinetes.

Giorgia Prates reforçou o impacto positivo do Câmara Aberta para o fortalecimento da participação cidadã. Segundo a vereadora, “durante a semana, muitas pessoas não têm como vir aqui participar das atividades, ou até mesmo conhecer os espaços da Câmara”. “Ainda que a gente vá até as comunidades, é muito legal quando elas podem estar aqui conosco”, destacou a parlamentar, que defendeu que a presença dentro do Legislativo faz com que a população reconheça a instituição como um espaço seu.

Neste sábado, 21 dos 38 gabinetes parlamentares estiveram abertos, enquanto, nos outros espaços da Câmara e da praça Eufrásio Correia, eram realizadas atividades, como o bazar da Provopar, praça de alimentação, atividades culturais e de lazer para crianças e adultos.