Município está sem sede, diz presidente da Câmara de Rio Bonito do Iguaçu

por Fernanda Foggiato | Revisão: Celso Kummer* — publicado 10/11/2025 13h45, última modificação 10/11/2025 14h02
Sessão da Câmara de Curitiba foi suspensa para relato da situação em Rio Bonito do Iguaçu, cidade devastada por tornado na última sexta (7).
Município está sem sede, diz presidente da Câmara de Rio Bonito do Iguaçu

Além de agradecer ajuda e falar sobre reconstrução da cidade, vereador Edinho alertou para golpes do Pix. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

No fim da sessão plenária desta segunda-feira (10), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou videochamada com o presidente do Legislativo de Rio Bonito do Iguaçu, o vereador Edson Rodrigo Camargo (PL), conhecido como Edinho. A convite do presidente da Casa, Tico Kuzma (PSD), ele agradeceu, em nome do prefeito Sezar Bovino (PSD), por todas as demonstrações de solidariedade. Edinho também falou sobre o trabalho de reconstrução da cidade do centro-sul paranaense, que teve 90% do perímetro central devastado por um tornado, na última sexta (7).

Edinho contou que a sua residência, de onde participou da videochamada, localiza-se numa área da cidade que não foi atingida pelo tornado. “A Câmara Municipal do Rio Bonito do Iguaçu também foi ao chão, a gente está sem Casa, a gente não tem Câmara, não tem escola, não tem Apaes, não tem ginásio de esporte, o Poder Municipal hoje não tem nada de sede [...] a gente está usando uma escola da minha comunidade que, como eu disse, não foi atingida, que é o único prédio [público] que está de pé”, contou.  “O posto de saúde foi pouco atingido, mas está com poucas salas. A gente está se virando como pode.”

“Ainda está muito ruim de sinal, a nossa cidade está sem luz, a Copel está fazendo o trabalho de religar, eu agora estou em um ponto em que tem ainda internet. Mas, como eu falei, bastante gente está ajudando”, prosseguiu o presidente daquela Casa Legislativa. Desde a última sexta, Edinho afirmou que está “sem hora para dormir, acordando cedo, ajudando no que as pessoas precisam”. “A gente que é vereador, agora a gente é o pai dessas pessoas, porque muita gente está nos procurando”, observou ele sobre o auxílio à população.

“Foi um dia muito triste, que vai ficar marcado na memória do povo rio-bonitense”, declarou Edinho. “Pelo que a gente conversa com a Defesa Civil do estado, foi o maior tornado que aconteceu no nosso estado e também no nosso país. E agora é momento da gente se unir, agradecer pelas mensagens que está recebendo”, continuou. 

Câmara de Curitiba recebe doações; Edinho alerta para golpes

“Eu quero expressar os nossos sentimentos e solidariedade aos moradores de Rio Bonito de Iguaçu. Informo que esta Casa, juntamente com a Prefeitura, juntamente com a Fundação da Ação Social, está se mobilizando e participando do esforço paranaense de arrecadação de donativos para o município. Estamos à disposição para contribuir no que for necessário”, reforçou Tico Kuzma sobre os pontos de coleta localizados nas portarias da Câmara de Curitiba, desde o último sábado (8).

“Toda ajuda é bem-vinda e a gente está empenhado para erguer a nossa cidade de novo”, respondeu Edinho. Além das doações e do auxílio do Governo do Paraná, o presidente da Câmara Municipal de Rio Bonito do Iguaçu também agradeceu todas as prefeituras que disponibilizaram pessoal e equipamentos para a limpeza da cidade. “A primeira parte que a gente tem que fazer é a limpeza das ruas, a limpeza das casas, [...] para depois pensarmos na reconstrução da cidade”, explicou. 

O vereador ainda alertou para golpes. “Eu peço sempre para o pessoal cuidar, procurar o site da Prefeitura, tem o Pix [oficial] lá, que é o CNPJ da Prefeitura, porque estão acontecendo muitos golpes”, denunciou. De acordo com Edinho, até mesmo a fotografia dele já foi usada em golpe para pedir doações via Pix. “Muito obrigado pelas palavras, muito obrigado pela ajuda”, finalizou.

Na sequência, os vereadores de Curitiba observaram um instante de silêncio para lamentar as seis mortes em decorrência dos tornados. “Mais uma vez, sentimentos aos amigos e familiares”, lamentou Tico Kuzma. Em Rio Bonito do Iguaçu, o tornado vitimou Julia Kwapis, de 14 anos; Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos; Claudino Paulino Risso, 57 anos; Adriane Maria de Moura, 47 anos; e José Gieteski, de 83 anos. Em Guarapuava, José Neri Geremias, de 53 anos.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques