13º Batalhão da PMPR é homenageado na Câmara de Curitiba

por Cintia Garcia*, especial para a CMC — publicado 23/10/2025 17h35, última modificação 24/10/2025 11h39
Além de prestar homenagem à Polícia Militar do Paraná, vereadores de Curitiba concederam novos Votos de Congratulações.
13º Batalhão da PMPR é homenageado na Câmara de Curitiba

O 13º Batalhão de Polícia Militar teve origem no policiamento de radiopatrulha, criado em 1968. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta semana, oito vereadores utilizaram o espaço do pequeno expediente da sessão plenária na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para entregar certificados de Votos de Congratulações e Aplausos. A vereadora Delegada Tathiana Guzella (União), por exemplo, abriu as homenagens, na manhã desta terça-feira (21), ao conceder destaque ao 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do Paraná. “Eles atuam com eficiência e espírito de sacrifício em defesa da lei e da ordem, muitas vezes colocando em risco suas próprias vidas para garantir a segurança da população”, apontou.

O quartel-sede do 13º Batalhão de Polícia Militar localiza-se no bairro Novo Mundo. Ele teve origem no policiamento de radiopatrulha (RP), implantado na Polícia Militar do Paraná (PMPR) em 1968. Guzella ressaltou projetos inovadores do 13º BPM, que servem de modelo para outros batalhões no Paraná. Um exemplo é o KRIVO, um questionário de risco de violência doméstica, que usa inteligência artificial para calcular a probabilidade de novas agressões ou de feminicídio.

A homenagem contou com a presença do comandante do 13º BPM, o tenente-coronel Deoclecio Aires; do capitão Thiago Vieira; do tenente Everton Pereira Taborda; do sargento Willian Alipio dos Santos; do cabo Rodrigo Rosnei Rodrigues; e dos Soldados Amanda Silveira Caetano, Cezar Augusto Pinheiro Justiniano Junior, José Luiz Martins Pinheiro Junior, Lucas Silveira Bernardes e Marcos Sousa dos Santos (077.00598.2025).

Grupo Vital e Sicoob Sul são celebrados na CMC 

Sargento TâniaNa sequência, a vereadora Sargento Tânia Guerreiro (Pode) prestou homenagem a duas instituições devido ao apoio à proteção das crianças e dos adolescentes. A primeira a ser celebrada foi o Grupo Vital, pela dedicação e sensibilidade. “Sua confiança e apoio nas iniciativas sociais realizadas em conjunto demonstram não apenas respeito, mas também um profundo senso de responsabilidade com a comunidade”, apontou. O diploma de Congratulações foi entregue a Willian Alves e a Gilberto do Amaral (077.00797.2025).

Em seguida, a cooperativa financeira Sicoob Sul foi homenageada com a entrega dos Votos de Congratulações e Aplausos. “Seu propósito é conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade”, complementou Tânia Guerreiro. A vereadora também frisou o papel da entidade na promoção de inclusão social e do voluntariado por meio de iniciativas como concursos culturais e cooperativas mirins. O certificado foi entregue ao conselheiro de administração da Sicoob Sul, Virgílio Moreira Filho (077.00795.2025).

ICP Global Church recebe Votos de Congratulações

meri martins Os 15 anos de fundação da ICP Global Church foram homenageados na Câmara de Curitiba, na sessão desta terça, por iniciativa da vereadora Meri Martins (Republicanos). “Com perseverança, fé e dedicação, [a igreja] venceu os desafios do início e se consolidou como um farol de esperança, amor e serviço cristão em nossa cidade”, declarou ela.

Martins explicou que, com uma equipe formada por 43 pastores e diáconos, a ICP Global Church expandiu sua presença nacional e internacionalmente. Além das atividades religiosas da instituição, ela falou de seus projetos sociais e educacionais, como o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade e a oferta de cursos voltados ao fortalecimento das famílias e à formação de lideranças. A vereadora entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos aos apóstolos Everaldo Borges, João Pedro Reis Borges e Nicole Borges (077.00808.2025).

Primeiro cat café do Sul do Brasil é premiado em plenário

giorgia pratesO Space Cat Coffee recebeu, em seguida, o certificado de Votos de Congratulações por sua contribuição social, cultural e de proteção animal em Curitiba. Autora da proposição, a vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) afirmou que o espaço foi criado para “transformar a dor em propósito”. Fundado em fevereiro de 2022 por Andria Thalia Rodrigues de Oliveira e Murilo Graf Gamborgi, o estabelecimento é o primeiro cat café do Sul do Brasil. O projeto resgata gatos em situação de risco, oferece cuidados e os encaminha para adoção responsável, sem custo.

Inspirado em modelos internacionais, os visitantes podem interagir com os felinos. A taxa simbólica de R$ 11, explicou a parlamentar, é totalmente destinada à manutenção dos animais resgatados, para despesas com alimentação, exames, vacinas e tratamentos veterinários. Em troca, os adotantes doam ração, contribuindo para a continuidade do ciclo de acolhimento. Prates entregou o diploma aos fundadores do Space Cat Coffee, Andria Thalia Rodrigues de Oliveira e Murilo Graf Gamborgi (077.00712.2025).

Reconhecimento institucional à Casa do Contador de Histórias

gondaAinda na sessão desta terça, a vereadora Camilla Gonda (PSB) prestou homenagem à organização social Casa do Contador de Histórias por promover e fomentar a arte e a cultura em Curitiba. “A instituição resgata a arte dos trovadores medievais, a fim de conectar pessoas através da imaginação e do lúdico”, declarou a propositora dos Votos de Congratulações e Aplausos.

A parlamentar explicou que a Casa do Contador de Histórias, fundada em 2003, é pioneira no fomento da literatura e da leitura. A organização é mantida por doações e conta com uma equipe de colaboradores que atuam tanto na execução de projetos e cursos quanto na organização do espaço. Também são promovidas iniciativas sociais em parceria com instituições que acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade. Gonda concedeu o diploma de Congratulações à diretora social da entidade, Elizabete Aparecida Bragatto Abate, e ao diretor-geral, Reinaldo Vendramini (077.00556.2025).

Vereador homenageia Centro de Apoio a Pacientes Oncológicos

O vereador Tico Kuzma (PSD) encerrou as homenagens da sessão desta terça com a entrega dos Votos de Congratulações e Aplausos ao Centro de Apoio a Pacientes Oncológicos Dr. Bezerra de Menezes (CAPO), em reconhecimento aos 10 anos de serviços prestados. “Eles fazem um excelente trabalho de apoio para pacientes oncológicos”, registrou o presidente do Legislativo. "Parabéns a todos os voluntários do CAPO."

Sua atuação é pautada pela ética, pelo respeito à dignidade humana e pela promoção da vida”, complementou. Fundado em agosto de 2015, o CAPO é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que se dedica, de forma gratuita, ao acolhimento integral de pessoas com câncer e de seus familiares, oferecendo suporte emocional, acompanhamento psicológico, terapias integrativas, assistência nutricional, apoio espiritual e social. A homenagem foi acompanhada por Sergio Brito Filho, Alcina Brasileio e Marli Azevedo dos Santos (077.00495.2025). 

Grupo do Voluntariado Botânica ganha reconhecimento 

renan ceschinJá na sessão plenária de quarta-feira (22), o vereador Renan Ceschin (Pode) valorizou a atuação do grupo de mulheres do Voluntariado Botânica pelo conjunto de serviços prestados à sociedade. Ele explicou que são realizadas doações de roupas, sapatos e alimentos, atividades lúdicas em hospitais, entrega de kits de apoio emocional e campanhas especiais de solidariedade, promovendo alívio, dignidade e esperança a inúmeras famílias e pessoas em vulnerabilidade. “Um grupo de pessoas incríveis, que tem feito um trabalho admirável em Curitiba”, afirmou. 

Ainda segundo o parlamentar, o Voluntariado Botânica é um grupo formado apenas por mulheres, que dedicam seu tempo para realizar diversas ações sociais e atividades em hospitais ao longo do ano. Ele ressaltou que o projeto se destaca pela simplicidade e pelo impacto positivo no dia-a-dia de pessoas em vulnerabilidade. “É uma iniciativa sensível, criativa e que mostra o cuidado com os detalhes e a dignidade das pessoas”, complementa Ceschin. A homenagem foi acompanhada por Sylvia Degasperi Kuhlmann Arantes Souza, Larissa Cadenas Prado Sieburger, Margaret Rose Bravo Brandão, Diucelia Maria Milesi Dalmut Machado, Gyslayne Denyse Daru Maluf, Josimari Fátima Nascimento e Sonia Maria Pereira (077.00802.2025).

Professora da UFPR é homenageada na Câmara de Vereadores

marcos Por fim, para fechar as homenagens da semana, o vereador Marcos Vieira (PDT) destacou a trajetória da professora Dr.ª Michele Goulart Massuchin, docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde é a vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública. O parlamentar explicou que a homenageada, formada em Jornalismo, retornou recentemente ao Brasil após concluir o pós-doutorado na Universidade de Valência, na Espanha.“Ela é destaque em nosso país e internacionalmente também”, apontou. 

Os Votos de Congratulações, continuou Vieira, reconhecem "seu destaque enquanto profissional, como pesquisadora e como docente, que impacta na formação de centenas de alunos anualmente”, complementa. Michele é graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Além disso, é mestre em Ciência Política pela UFPR e doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O diploma foi entregue à professora, que estava acompanhada por seu esposo, Fábio da Silva (077.00774.2025). 

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato. 
Revisão: Ricardo Marques