Vereadores recebem cônsul-geral da Polônia em Curitiba

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Celso Kummer* — publicado 23/10/2025 16h20, última modificação 23/10/2025 22h45
Wojciech Baczyński, que representa o país no Brasil, esteve na sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba desta quarta-feira (22).
Vereadores recebem cônsul-geral da Polônia em Curitiba

O cônsul-geral reforçou o compromisso da Polônia em continuar contribuindo com a economia brasileira, e em especial, de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

“É um dia especial para nós, pois é o Dia de João Paulo II”, disse o cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Wojciech Baczyński, em referência à data católica, que homenageia o Papa João Paulo II, de origem polonesa. A convite do vereador Tiago Zeglin (MDB), o diplomata esteve na Câmara Municipal nesta quarta-feira (22), durante a sessão plenária. Ele está à frente do Consulado-Geral da Polônia em Curitiba desde junho deste ano. 

O cônsul-geral agradeceu a sociedade curitibana pela recepção. “Nosso Consulado-Geral tem uma área consular de treze estados no Brasil, vamos até Sergipe. É preciso alguma saúde para o cônsul-geral conseguir estar com todos os nossos membros da comunidade, embora estão focados mais no Sul do Brasil, e a maior colônia mais ao norte se situa no Espírito Santo, em Águia Branca”, disse o convidado, em tom de brincadeira, referindo-se às mudanças climáticas características do país.

Ainda segundo Wojciech Baczyński, a missão do consulado será “continuar a contribuição” que os imigrantes poloneses trouxeram para o desenvolvimento do país, e do Paraná, e de Curitiba, há mais de 150 anos. “Agora, num contexto um pouco diferente. A Polônia, hoje, é um país que está entre as 20 maiores economias mundiais. As empresas polonesas, de capital polonês, criaram 550 postos de trabalho em Curitiba, focados no setor automobilístico, de e-commerce e de tecnologia. Em termos culturais, queremos trazer para Curitiba o melhor da nossa cultura”, completou.

O cônsul-geral convidou vereadores e vereadoras para visitarem o Consulado-Geral da Polônia e debaterem uma cooperação entre o país e a cidade de Curitiba nas áreas de atuação dos respectivos mandatos. Tico Kuzma (PSD), presidente do Legislativo, agradeceu a presença do diplomata em plenário, em nome dos 38 parlamentares que integram a 19ª Legislatura.

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques