Visita à Presidência: integrantes da secretaria de Defesa Social e Trânsito

por Marcio Silva publicado 16/09/2021 14h55, última modificação 16/09/2021 15h53
Defesa Civil e vereadores debateram sobre a realização de ações em outubro, em alusão ao Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, lembrado no dia 13.
Visita à Presidência: integrantes da secretaria de Defesa Social e Trânsito

Integrantes da Defesa Civil também pediram a aprovação de emendas orçamentárias para a compra de equipamentos. (Foto: Marcio Silva/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, nesta quinta-feira (16), a visita de Nelson de Lima Ribeiro, coordenador de Proteção e Defesa Civil, e Marcelo Santos, chefe de planejamento da Defesa Civil, que integram a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. Os gestores foram recebidos pelos vereadores Tico Kuzma (Pros), presidente da CMC, e Flávia Francischini (PSL), primeira-secretária.

A realização de ações no mês de outubro, no qual é lembrado, no dia 13, o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, foi um dos principais assuntos trazidos pelos coordenadores aos parlamentares. Eles também falaram sobre ações educativas que são realizadas pela Defesa Civil junto às escolas municipais e pediram apoio, por meio da apresentação de emendas ao orçamento municipal de 2022, para a aquisição de equipamentos.

Segundo Nelson de Lima Ribeiro, o dinheiro será utilizado para a compra de estações meteorológicas e hidrológicas, que vão melhorar o sistema de alerta à população para o risco de catástrofes, como nas situações de alagamentos de rios, por exemplo. Ele citou ainda a necessidade de aquisição de viaturas, uma com posto de comando, bem como coletes de identificação e lonas plásticas. O gestor alertou que é necessária uma mudança de cultura no Brasil, para mais investimentos na prevenção de desastres.

O presidente Tico Kuzma sugeriu que a Defesa Civil venha a uma sessão plenária para detalhar as ações em andamento e explicar aos demais parlamentares sobre as demandas do setor para o próximo ano. Também foi debatido sobre a possibilidade de uma parceria com a Escola do Legislativo da CMC, para a realização de capacitações na área de prevenção a desastres e acidentes.

Flávia Francischini elogiou o trabalho realizado pela Guarda Municipal e pela Defesa Civil, principalmente em ações preventivas, inclusive contra o uso de drogas, e lembrou da necessidade de inclusão das crianças, "por seu potencial multiplicador de conhecimento", nos treinamentos da Defesa Civil. A vereadora mencionou a possibilidade de busca de recursos federais e estaduais, via emendas parlamentares, e colocou-se à disposição para fazer a ponte com o deputado estadual Fernando Francischini e o federal Felipe Francischini.

Também participaram da reunião a diretora-geral da CMC, Jussana Marques, e os diretores de Comunicação Social, Filipi Oliveira, e de Segurança, Reginaldo Carvalho.