Visita à presidência: embaixador Carlos Fleitas, cônsul geral do Paraguai

por Marcio Silva publicado 04/11/2021 13h54, última modificação 04/11/2021 13h54
Na visita de cortesia ao Legislativo, o diplomata recebeu votos de congratulações e aplausos.
Visita à presidência: embaixador Carlos Fleitas, cônsul geral do Paraguai

O vereador Pastor Marciano Alves é autor de homenagem ao diplomata por sua atuação, principalmente junto ao estado do Paraná. (Foto: Marcio Silva/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, nesta quinta-feira (4), a visita do embaixador Carlos Fleitas, cônsul geral do Paraguai em Curitiba. O diplomata, que veio ao legislativo receber uma homenagem proposta pelo vereador Pastor Marciano Alves (Republicanos) em função de seu trabalho de cooperação com o Brasil, foi recepcionado pelo presidente Tico Kuzma (Pros) no gabinete da presidência.

Além da entrega dos votos de congratulações e aplausos, aprovado pelo plenário em setembro, os parlamentares conversaram com Fleitas sobre formas de ampliar a integração cultural com o país vizinho e sobre estratégias de retomada econômica das duas nações. “É importante estreitarmos os laços em prol dos brasileiros que moram no Paraguai e também dos paraguaios que residem aqui”, observou Kuzma.

“Temos muitos pontos parecidos em nossas culturas e cito aqui um exemplo, que é o consumo do mate, uma tradição nos dois países. Estas práticas culturais nos aproximam”, observou o cônsul geral. “Somos povos amigos e sua presença hoje nesta Casa é uma alegria e uma honra para nós”, emendou Pastor Marciano Alves. O parlamentar aproveitou para contar uma similaridade com o embaixador: os dois moraram em Taiwan, ele como evangelista e Fleitas como ministro na embaixada paraguaia.

Homenagem
No requerimento, Pastor Marciano Alves destaca a atuação do cônsul geral no incremento das relações comerciais entre o Paraná e o Paraguai e cita declaração de Fleitas, de que "para o nosso país, este estado é um dos mais importantes, tanto pelo volume comercial de trocas, como pela proximidade geográfica".

O documento destaca ainda que muitos brasileiros têm ido ao país vizinho para fazer graduação e pós-graduação, o que cria um “intercâmbio muito importante na área cultural”, além da rotineira participação paraguaia na Bienal de Curitiba.

Por fim, Marciano Alves frisa as obras de construção da segunda ponte que vai interligar Brasil e Paraguai, constituindo “uma nova ferramenta de integração entre nossos povos”. Conforme o site do Ministério de Relações Exteriores do governo paraguaio, Carlos Fleitas também já exerceu cargos diplomáticos nos seguintes países: “Argentina, México, Cuba e República China Taiwan”.