Violência, jogo solidário, obras e mais notas do dia 14 de dezembro

por Fernanda Foggiato e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 14/12/2022 17h10, última modificação 14/12/2022 17h17
Requerimentos lidos no pequeno expediente, registros, visitas à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e outros conteúdos do plenário.
Violência, jogo solidário, obras e mais notas do dia 14 de dezembro

Notas da sessão plenária do dia 14 de dezembro. (Arte: Arquivo/CMC)

Atos violentos
Eder Borges (PP) atribuiu as cenas de vandalismo em Brasília, na noite da última segunda-feira (12), a “antifas”. “Aqueles atos violentos que aconteceram, queimando carros, queimando ônibus, não foram feitos por patriotas”, declarou. “Vivemos um momento bastante conturbado lá em Brasília. Prenderam o cacique Serere e isso promete guerra, haja visto que prenderam um cacique e os povos indígenas têm tradição guerreira. Isso deve dar um nó na cabeça da esquerda”, completou.

Jogo solidário*
João da 5 Irmãos (União) parabenizou a organização do evento que contou com jogos solidários entre vereadores da capital e de São José dos Pinhais, realizado no último sábado (10), na Arena da Baixada. “Gostaria de agradecer e parabenizar a iniciativa da Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba [ASCMC], em parceria com a Fundação Club Athletico Paranaense [Funcap]", elogiou o vereador. O evento contou com a participação de cerca de 3 mil pessoas e arrecadou 10 mil brinquedos. Toda a arrecadação foi destinada à compra de aproximadamente 10 mil brinquedos que serão doados a projetos sociais apoiados pelo clube.

Obras na cidade*
O vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) destacou em plenário uma obra que está sendo realizada entre os bairros Portão e Novo Mundo. ”Sabemos da necessidade desta obra, mas ela tem sido um problema constante aos comerciantes da região, principalmente nessa época de grande circulação”, destacou o parlamentar. Ele pediu que a Prefeitura de Curitiba e a Secretaria Municipal de Obras organizem uma equipe técnica e possibilitem o fácil acesso dos clientes aos comércios. “Da maneira que está, o comercio está fadado ao prejuízo neste Natal”, concluiu.

Obras de revitalização*
Três requerimentos com pedidos de informações à Prefeitura de Curitiba, do vereador Nori Seto (PP), têm como objeto a resolução de problemas de urbanização. O primeiro questiona a previsão para início das obras de revitalização da rua Ângelo Carno, no bairro São Braz (062.00725.2022); o segundo, o andamento e o prazo para a conclusão da obra realizada na margem da rua Canal Belém, no Guabirotuba (062.00728.2022); e o terceiro, as obras de intervenção e drenagem pluvial na rua Alexandre Marcoski, no São Braz (062.00729.2022).

Sincronização dos semáforos*
Nori Seto (PP) encaminhou à Prefeitura de Curitiba pedido de informações sobre a sincronização dos semáforos. O vereador questiona os modelos de semáforos utilizados e as vias cujos sinais de trânsito estão sincronizados (062.00730.2022). Em outros requerimentos, o vereador pergunta sobre um terreno específico (062.00727.2022) e o tempo médio de espera para a Central de Lutos atender famílias em vulnerabilidade emocional (062.00726.2022).

Registros em plenário
Pier Petruzziello (PP) recepcionou em plenário o ex-vereador Antonio Pepe. Eder Borges (PP) lamentou o falecimento do subtenente Geraldo Domingos Macedo e da
soldado Débora Cristina Santos de Oliveira de Moraes, mortos em serviço após a viatura capotar na PR-492, em Paraíso do Norte (PR), nessa terça-feira (13). Os nomes dos policiais militares foram incluídos no minuto de silêncio observado em plenário.

Nota de pesar*
Tito Zeglin (PDT) manifestou seu pesar pelo falecimento de Willian Dias dos Reis, aos 84 anos (078.00069.2022); de Amabile Alberton Diniz, aos 77 anos (078.00070.2022); e do monsenhor Jonas Abib, aos 85 anos (078.00071.2022), todos ocorridos na última segunda-feira (12).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba