Veto é rejeitado na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 26/04/2005 16h15, última modificação 21/05/2021 15h25
O veto do prefeito Beto Richa ao projeto de lei de iniciativa do vereador Reinhold Stephanes Júnior (PMDB) que prevê a criação do Conselho Municipal de Proteção aos Animais (Comupa) foi rejeitado pelos vereadores na sessão plenária desta segunda-feira (25), na Câmara de Curitiba. Dos 32 parlamentares presentes, 28 votaram contra o veto e quatro a favor.
O líder do prefeito na Casa, vereador Mario Celso Cunha (PSB), também defendeu a derrubada do veto, afirmando que não haveria nenhum constrangimento à Prefeitura caso o veto fosse rejeitado. Segundo o parlamentar, houve um amplo entendimento tanto por parte da Câmara quanto do Executivo a respeito da proposta de Stephanes Júnior. Julieta Reis (PFL) acrescentou, informando que Beto Richa ouviu com atenção e respeito o parecer dos vereadores, demonstrando sensibilidade, o que foi crucial, “uma conquista para a Câmara”.  
Stephanes Júnior agradeceu aos colegas e o vereador André Passos (PT), por sua vez, destacou a derrubada de veto sem maiores constrangimentos, fortalecendo o Parlamento municipal e valorizando seu posicionamento.
Veto parcial
Projeto do vereador Ney Leprevost (PP), segundo vice-presidente da Casa,  que autoriza o Executivo a promover programas educativos e publicitários visando incentivar o uso dos táxis, sancionado pelo prefeito Beto Richa, teve veto parcial ao terceiro artigo,  mantido pelos vereadores. A Prefeitura havia vetado apenas este artigo, que previa que as despesas decorrentes do implemento da lei correriam por conta de dotação orçamentária própria da Diretoria de Trânsito (Diretran).