Vereadores lamentam falta de segurança pública

por Assessoria Comunicação publicado 26/04/2005 16h55, última modificação 21/05/2021 15h25
Os policiais precisam de cursos de reciclagem e o Paraná precisa de uma política eficaz de segurança pública. Estes foram os pontos principais levantados durante o pronunciamento do 1º vice-presidente, vereador Jair Cézar (PTB), nesta segunda-feira (25), na Câmara Municipal de Curitiba. O parlamentor citou, como exemplo, o último final de semana, quando foram registrados 14 homicídios na Grande Curitiba. “Precisamos de uma política clara, definida e moderna. Ela precisa ser tão importante quanto a política agropecuária para o Estado”, enfatizou.
Em 1990, conforme dados apresentados pelo vereador, a Polícia Militar realizou uma pesquisa sobre o número do contingente necessário para se ter na rua, proporcional à população. Na época, chegou-se ao resultado de 28 mil homens. “Hoje, no Paraná, 25 anos depois da pesquisa, temos 19 mil policiais nas ruas”, lamentou Cézar.
Na opinião de Zé Maria (PPS), é preciso que os policiais militares, que estão nos quartéis desempenhando atividades administrativas, saiam. “Uma das opções é tirar os soldados do quartel”, disse. Outra alternativa, levantada pelo vereador Custódio da Silva (PTB), é a criação de emprego e qualificação da mão-de-obra. “Não adianta discutir segurança pública sem antes se pensar em emprego”, salientou.