Vereadores sugerem usina flutuante no parque Barigui e obras viárias

por Assessoria Comunicação publicado 08/10/2019 13h45, última modificação 11/11/2021 08h07

“Uma usina solar [flutuante no lago] do parque Barigui geraria energia suficiente para abastecer todas as escolas municipais”, afirmou, nesta terça-feira (8), o vereador Bruno Pessuti (PSD). Em votação simbólica, foi aprovado no plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um requerimento dele ao Executivo, sugerindo que se instale placas fotovoltaicas nos lagos da cidade (203.00185.2019).

Pessuti contou que a ideia surgiu enquanto lecionava a disciplina de Energias Renováveis. “Agora que sou professor universitário, quis dar um exemplo aos alunos de como é possível gerar energia em lagos – e já há painéis flutuantes em lagos de hidrelétricas”, relatou o vereador. Segundo ele, cabe uma usina flutuante de 10000 m² no lago do parque Barigui, na qual poderiam ser instaladas 3.700 placas fotovoltaicas, gerando até 166 mil kWh/mês – quase oito vezes mais que a central inaugurada nesta semana. O parlamentar também apresentou projeto de lei permitindo a expansão dessa tecnologia nos parques municipais (005.00201.2019).

Obras viárias
Os vereadores também aprovaram, na sessão plenária de hoje, sugestão de Toninho da Farmácia (PDT) em que ele pede “a implantação de uma trincheira ou de um viaduto” no ponto da rua João Chede usado por quem deseja acessar a Linha Verde (203.00186.2019). “No final do dia, a fila [de veículos] passa da [empresa] Denso, fica com quase dois quilômetros [de extensão]”, alertou. O parlamentar detalhou as circunstâncias da malha viária que resultam nesse engarrafamento.

Toninho da Farmácia ressaltou a importância das indicações acatadas pela CMC, no qual os vereadores opinam sobre a organização da cidade direta e oficialmente ao Executivo. “Nem sempre a sugestão cabe em um projeto de lei, então encaminhamos os requerimentos”, explicou.

Ele deu como exemplo a criação de uma linha de ônibus, iniciativa sua e de Rogério Campos (PSC), que começará a operar no próximo dia 16. “Encaminhamos como sugestão, apresentamos aqui [em plenário] e fomos bater na porta da secretaria responsável, explicando a necessidade da população naquele assunto”, detalhou.

Obras viárias também foram solicitadas pelos vereadores Professor Silberto (MDB) e Marcos Vieira (PDT) no início e no final da sessão plenária. Os dois voltaram a pedir atenção da Prefeitura de Curitiba ao novo binário no Sítio Cercado, nas ruas Ourizona e Nova Aurora. Silberto exibiu fotos das vias com buracos. “Parte da rua não tem estrutura, o solo não tem condições de receber o trânsito. Até o momento não teve fatalidade, mas ocorreram vários acidentes. O asfalto está afundando”, alertou.

“Estamos cobrando uma medida há meses, pois há risco de acontecer uma tragédia”, afirmou Marcos Vieira, “pois há muitas crianças e muitos idosos [utilizando a rua]”. “Ali não tem calçada e os motoristas não respeitam a velocidade [máxima permitida].” O tema, contudo, não foi objeto de votação simbólica, pois não se tratou de análise de sugestão ao Executivo. Os dois parlamentares usaram espaços de fala livre – o pequeno expediente e o tempo destinado às lideranças partidárias.