Vereadores sugerem a criação da tarifa “sabadeira” em Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 08/11/2023 15h25, última modificação 08/11/2023 16h53
Sugestão da Câmara à Prefeitura, que não é impositiva, quer fomentar a circulação de pessoas no Centro de Curitiba.
Vereadores sugerem a criação da tarifa “sabadeira” em Curitiba

“Passagem sabadeira”: a ideia é que a tarifa do ônibus seja mais barata aos sábados. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A segurança na região central voltou à pauta da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nesta quarta-feira (8). Uma das indicações de sugestão aprovadas pelo plenário, nesta manhã, propõe que a capital adote a “passagem sabadeira”. Ou seja, que a tarifa de ônibus tenha um valor reduzido aos sábados. A justificativa é "fomentar o turismo, a economia e o comércio em geral, como o comércio gastronômico, principalmente no Centro e até mesmo nos bairros.

De acordo com o autor, Eder Borges (PP), a ideia partiu de um comerciante do Centro. “Assim como tinha a passagem domingueira e a passagem custava R$ 1 real aos domingos, isso poderia ser uma forma de movimentarmos o Centro de Curitiba aos sábados”, citou. “A Prefeitura poderia avaliar esta questão, […] baixar a passagem aos sábados, mas estimular o comércio, estimular o consumo”, completou (205.00404.2023).

Acho que também a domingueira, como nós tínhamos antigamente, seria uma ação interessante”, opinou Alexandre Leprevost (Solidariedade). Para ele, é necessário “reaproximar a população do nosso transporte coletivo”. O vereador lamentou, ainda, que a Comissão Especial do Transporte tenha realizado a última reunião, nesta terça-feira (6), antes de apresentar o relatório final de suas atividades. 

Sem querer antecipar o relatório que os vereadores Bruno Pessuti [Pode] e Dalton Borba [PDT] vão fazer, da Comissão Especial do Transporte, nós temos várias sugestões, inclusive, de tarifas diferenciadas”, respondeu o presidente do colegiado, Herivelto Oliveira (Cidadania). Segundo ele, os vereadores discutiram, além da tarifa zero, a possibilidade de baratear a tarifa mais barata fora dos horários de pico.

O transporte com a tarifa zero permanente é uma realidade que permeia mais de 80 cidades no Brasil. […] A mobilidade como um direito fundamental”, acrescentou Dalton Borba. Pastor Marciano Alves (Solidariedade) e Oscalino do Povo (PP) também declararam apoio à sugestão ao Executivo.

Vereador sugere fim dos radares de 40 km/h em Curitiba

O plenário avalizou, na sessão desta terça-feira (7), outra sugestão apresentada por Eder Borges. A ideia, neste caso, é que a Prefeitura acabe com os radares onde a velocidade máxima é de 40 km/h (205.00401.2023). “O curitibano já está com pânico de levar multa. É muito radar, minha gente”, disse o autor. “Esses radares não têm efetividade educativa, esses radares não têm efetividade para salvar vidas”, opinou.

Sugerido incorporar gratificação dos fiscais do comércio ambulante

De Rodrigo Reis (União), o plenário apoiou indicação que sugere à Prefeitura de Curitiba incorporar a gratificação conferida aos fiscais do comércio ambulante ao vencimento-base da categoria (205.00403.2023). Outras categorias do funcionalismo municipal, defende a proposta, tiveram as gratificações incorporadas ao vencimento-base.