Vereadores discutem Plano Diretor de Curitiba com Observatório das Metrópoles

por José Lázaro Jr. — publicado 21/03/2025 11h31, última modificação 21/03/2025 11h31
Reunião teve pedidos do NC-OM para a criação de "instância colegiada" para acompanhamento da revisão do Plano Diretor de Curitiba.
Vereadores discutem Plano Diretor de Curitiba com Observatório das Metrópoles

Pesquisadores fizeram pedidos a vereadores para o debate do Plano Diretor na Câmara de Curitiba. (Foto: Claudio Sehnem/CMC)

Com a previsão da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) debater a revisão do Plano Diretor neste ano, o Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles foi recebido por vereadores da CMC, no último dia 11 de março, na sala de reuniões da Presidência. Os pesquisadores foram recebidos pelos vereadores Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), Camilla Gonda (PSB), Laís Leão (PDT), Professora Angela (PSOL) e Vanda de Assis (PT), além de assessores de Angelo Vanhoni (PT) e Marcos Vieira (PDT).

O Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles (NC-OM) é formado por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Instituto Federal do Paraná (IFPR), com a participação de organizações sociais, como a Terra de Direitos e o Mobiliza Curitiba. Aos vereadores, Luiz Belmiro Teixeira, Leandro Franklin Gorsdorf e Rosa Moura apresentaram o trabalho do NC-OM e disponibilizaram relatórios técnicos elaborados pelo grupo, criado em 2002, e que hoje está disposto em 18 cidades do Brasil.

Na apresentação aos vereadores, o NC-OM defendeu que “o Plano Diretor deve ser elaborado com a participação da sociedade, em um pacto social, político e urbanístico”. “O Plano Diretor de Curitiba precisa ser revisto e ajustado para que efetive a função social da propriedade urbana e amplie o alcance de direitos, ora limitados, como o direito à moradia e à mobilidade urbana para todos os moradores”, diz a apresentação feita pelo Núcleo Curitiba à Câmara de Curitiba.

Os pesquisadores informaram que o Observatório das Metrópoles terá um grupo de trabalho para acompanhar a discussão do Plano Diretor na Câmara de Curitiba, mas pediram que o Legislativo crie “uma instância colegiada para o acompanhamento do processo revisor, que garanta participação em todas as fases” e que haja “a possibilidade de discussão da metodologia a ser adotada no processo revisor”. Eles demonstraram preocupação que o debate se restrinja ao uso do solo, enquanto “outros conteúdos ficam ignorados”.