Vereadores debatem sugestões à Prefeitura de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 19/02/2018 14h15, última modificação 26/10/2021 08h04

A Câmara Municipal aprovou, na sessão desta segunda-feira (19), quatro sugestões de ato administrativo ou de gestão para a Prefeitura de Curitiba. As proposições de Goura (PDT) e de Bruno Pessuti (PSD) tratam de mobilidade urbana, enquanto Rogério Campos (PSC) defende investimentos para a administração regional Tatuquara, que reúne o bairro homônimo, o Caximba e o Campo de Santana.

De Goura, os vereadores acataram sugestão para que o Executivo regulamente o uso das faixas exclusivas para ônibus – presentes hoje nas ruas XV, Marechal Deodoro e Desembargador Wesphalen, por exemplo – também para as bicicletas (201.00008.2018). O vereador defende que o compartilhamento na prática já ocorre, e que é adotado em grandes cidades do mundo, como Paris (França) e Londres (Inglaterra). Ele destacou, ainda, que a proposta não contempla as canaletas.

“O ciclista que transita na região central naturalmente vai buscar o local em que se sente mais seguro. Que o ciclista e os demais condutores possam compartilhar o espaço”, justificou o autor da sugestão. Segundo Goura, o projeto de lei (005.00252.2017) sobre o tema, de sua iniciativa, será retirado. “Vimos que não ia prosperar.” Ainda para o parlamentar, os motoristas do transporte coletivo precisam ser “orientados” sobre a divisão do espaço com a bicicletas.  

Já Pessuti defendeu que o Executivo estude o alargamento da avenida Victor Ferreira do Amaral, com a justificativa que as obras na região, como para a inauguração do shopping Jockey Plaza, devem aumentar ainda mais o fluxo de veículos no local (203.00010.2018). O vereador argumentou que a avenida liga os bairros daquela área ao Centro e que mais faixas desafogariam o trânsito. “Poderia inclusive ter faixas exclusivas para o transporte coletivo”, avaliou.

Julieta Reis (DEM) também defendeu o alargamento da Victor Ferreira do Amaral. O Bairro Alto, para ela, “anos atrás era dividido pela BR-116, isolado. Mas agora, com a Linha Verde, as trincheiras, a ligação é muito maior”. Ainda na opinião da vereadora, a avenida, daqui um tempo, poderá ser convertida em um binário.

Os vereadores acataram outra sugestão de ato administrativo ou de gestão proposta por Bruno Pessuti, para a implantação de remansos exclusivos de para embarque e desembarque de passageiros nos pontos turísticos de Curitiba (203.00011.2018). A proposta, para o vereador, seria válida especialmente para o Museu Oscar Niemeyer. Ele justifica que a medida traria mais segurança aos turistas que visitam a cidade e esses locais, por meio de táxis, ônibus de turismo e aplicativos de transporte, por exemplo.

Regional Tatuquara
De Rogério Campos, o plenário aprovou sugestão de ato administrativo ou de gestão para que a Regional Tatuquara tenha um Distrito de Manutenção Urbana (DME). De acordo com a proposição, ela depende do deslocamento de máquinas e equipamentos da Regional Pinheirinho, responsável por cinco bairros (203.00012.2018).

“Os moradores passam aperto por coisas simples. Muitas vezes precisamos de manutenção rápida, manutenção simples, e não tem. Não tem equipe no local, maquinário no local, ferramentas necessárias. A própria administração regional fica com as mãos atadas. Tem boa intenção, vontade de fazer, mas depende da DMU de outros bairros, de outras regionais”, declarou.

Campos citou a ”ajuda” dos vereadores para “arrumar o caixa” do Executivo, no ano passado, por meio da aprovação dos projetos de ajuste fiscal enviados pela Prefeitura de Curitiba à Câmara Municipal – o chamado Plano de Recuperação. Para ele, agora haveria “condições financeiras” para investimentos nos bairros da região. Mestre Pop (PSC) disse que a medida é urgente e que quase 60% ruas da regional “são de terra”. “Junto ao crescimento vem falta de infraestrutura. Vem muito trabalho pela frente.” Tito Zeglin (PDT) se somou ao debate, em apoio à iniciativa.