Vereadores debatem políticas sobre drogas em Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 20/05/2019 14h55, última modificação 08/11/2021 07h01

Durante a sessão plenária desta segunda-feira (20) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), vereadores debateram questões relacionadas a políticas sobre drogas na cidade. Ezequias Barros (PRP) destacou o Projeto Morada, desenvolvido pela diretoria da área da prefeitura, que é chefiada por Cristiano Bastiani. O projeto ressocializa moradores de rua e os ensina uma profissão em associação com o Senac. De acordo com Ezequias, 233 moradores de rua foram colocados em um hotel onde fizeram um curso profissionalizante. Ezequias presenciou a formatura de 14 deles “que saíram de lá panificadores”. Para a realização do projeto, foram utilizados recursos enviados pela Câmara por meio de uma emenda coletiva.

Serginho do Posto (PSDB) parabenizou Ezequias e lembrou que, no ano passado, o Senado deu um passo muito importante no que diz respeito ao internamento compulsório de pessoas envolvidas com drogas. “Em alguns casos, a pessoa não responde por si. Há profissionais que ainda entendem que isso seria um cerceamento da liberdade, mas sabemos o que acontece nos grandes centros urbanos”.

Osias Moraes (PRB) classificou o debate como “de grande relevância”. Ele lembrou que foi um dos vereadores que destinou recursos na emenda coletiva para o Projeto Morada. “É possível acreditar no ser humano, com um olhar humano e sincero”. Para Osias, Bastiani demonstrou que é possível ajudar o ex-viciado que quer sair das ruas.

Marcha para Jesus

Ezequias Barros (PRP) aproveitou o horário do Grande Expediente e destacou a realização da Marcha para Jesus no sábado (18). De acordo com ele, estavam presentes os vereadores Edson do Parolin (PSDB); Osias Moraes (PRB); Dr. Wolmir Aguiar (PSC); Noemia Rocha (MDB); Thiago Ferro (PSDB), vereador licenciado; e outras autoridades como Péricles de Matos, comandante da Polícia Militar; o prefeito Rafael Greca; e o governador Ratinho Júnior. “Uma caminhada pacífica, tranquila, um momento gostoso”, afirmou Ezequias, que também lembrou o lema da marcha “Jesus é a Esperança”. “Mesmo com chuva, 15 mil pessoas caminharam e se postaram frente ao Palácio Iguaçu”, disse o vereador que parabenizou a organização do evento.