Vereadores de Curitiba visitam futuras instalações do Pequeno Príncipe Norte

por José Lázaro Jr. com assessoria do Complexo Pequeno Príncipe — publicado 06/11/2021 10h35, última modificação 06/11/2021 10h35
Atividade acontece após o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe anunciar expansão da instituição de saúde durante Tribuna Livre na CMC.
Vereadores de Curitiba visitam futuras instalações do Pequeno Príncipe Norte

Vereadores de Curitiba visitam futuras instalações do Pequeno Príncipe Norte. (Foto: Divulgação/Pequeno Príncipe)

Nesta sexta-feira (5), vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) visitaram as futuras instalações do Pequeno Príncipe Norte, no bairro do Bacacheri, onde foram recebidos pelo diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro. Ele esteve na CMC no dia 20 de outubro, para participar de uma Tribuna Livre, a convite de Serginho do Posto (DEM), quando apresentou os planos de expansão da instituição de saúde (saiba mais). Na visita, caminharam pela área de 20 hectares e viram a maquete das obras previstas para o local.


Além do próprio Serginho do Posto, do presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), e da Comissão de Saúde da CMC, formada por Noemia Rocha (MDB), Marcelo Fachinello (PSC), João da 5 Irmãos (PSL), Oscalino do Povo (PP) e Pastor Marciano Alves (Republicanos), participaram da atividade Sargento Tânia Guerreiro (PSL), Indiara Barbosa (Novo), Mauro Bobato (Pode), Herivelto Oliveira (Cidadania), Jornalista Márcio Barros (PSD), Sidnei Toaldo (Patriota) e assessores de mais nove dos 38 mandatos parlamentares.

Confira o registro fotográfico da visita no site do Pequeno Príncipe.

Futuras instalações
A visita começou com um passeio pelo recém-inaugurado Jardim das Esculturas, com obras da artista Elizabeth Titton e passou pelo Memorial das Pioneiras, um espaço que reverencia as mulheres que marcaram a história do Pequeno Príncipe e da Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) – instituição que cedeu o terreno que será o Pequeno Príncipe Norte. Os parlamentares conheceram também o prédio atual que abriga os serviços de saúde já prestados no local.

“Nós somos um dos grandes empregadores da cidade. Com o Pequeno Príncipe Norte, há a perspectiva da criação de 5 mil empregos diretos, além do benefício do atendimento do hospital-dia. Aqui teremos também a sede própria do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, da Faculdades Pequeno Príncipe, de um hospital de alta complexidade, além de um centro cultural. É um projeto no qual estamos trabalhando há anos e que devemos receber a licença para iniciar as obras no primeiro semestre de 2022. E contamos com o apoio de todos vocês”, destacou Carneiro.

Desde 2005, os vereadores de Curitiba têm cota individual para sugestões ao orçamento da cidade, viabilizado mediante acordo com a Prefeitura de Curitiba, que autoriza o remanejamento da rubrica “reserva de contingência”, na Lei Orçamentária Anual (LOA) para cobrir essa despesa. Neste ano, cada um dos parlamentares poderá escolher onde aplicar até R$ 1 milhão em emendas parlamentares e a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, presidida por Serginho do Posto, terá R$ 3 milhões adicionais, pela primeira vez, para atender pedidos apresentados pela população por meio da consulta pública (leia mais).

“Nós vereadores somos muito gratos ao Pequeno Príncipe, por tudo o que ele faz à sociedade e às nossas crianças. Nós ficamos aqui fascinados vendo esse projeto de expansão que vai poder atender mais pessoas, mais famílias e também gerar mais empregos. Como vereadores, nós nos colocamos à disposição para colaborar no que for preciso para que esse projeto saia do papel e venha para a prática. Tenho certeza de que será executado o quanto antes”, frisou o presidente da Câmara, Tico Kuzma.

O vereador Serginho do Posto valorizou o olhar humanizado para a causa da saúde que o Pequeno Príncipe tem. “A instituição cumpre um papel social muito grande na capital e até no país. O Pequeno Príncipe entrega um serviço de alta qualidade em baixa, média e alta complexidade, o que representa muito, pois vocês fazem um alto percentual de atendimentos pelo SUS, o que beneficia as famílias mais vulneráveis economicamente, que são as que mais precisam. Quero parabenizar a Ety [Cristina Forte Carneiro, diretora-executiva do Hospital] e o José Álvaro, e todos os colaboradores, médicos e profissionais que mantêm esse serviço tão ativo na nossa cidade, com responsabilidade e agora com esse novo desafio que é fazer o PP Norte, o que desperta nosso interesse em estar junto nessa caminhada”, enfatizou o vereador.

A presidente da Comissão de Saúde, Noemia Rocha, ressaltou a importância da atuação do Pequeno Príncipe e do novo projeto. “Eu achei o projeto fantástico. O que mais me chamou a atenção foi o Instituto de Pesquisa, porque a pesquisa é um deficit generalizado na área de saúde. Saber que o Pequeno Príncipe terá sede própria e ampliada para o Instituto, além de hospital-dia, é devolver para a sociedade. Por isso, vamos nos empenhar buscando investimento da prefeitura para esse projeto maravilhoso”, salientou a vereadora.